James B. Sikking, ator de 'Hill Street Blues' e 'Doogie Howser', morre aos 90 anos
James B. Sikking, o favorito de Steven Bochco que interpretou o tenente rigoroso Howard Hunter em Hill Street Blues e o bondoso pai médico em Doogie Howser, M.D., faleceu aos 90 anos.
Sikking morreu no sábado em sua casa em Los Angeles devido a complicações de demência, anunciou a publicista Cynthia Snyder.
Carreira na TV e no Cinema
Embora mais conhecido por seu trabalho na TV, Sikking teve desempenhos notáveis no cinema, como o assassino zombador em Point Blank (1967) de John Boorman, o austero Capitão Styles em Star Trek III: The Search for Spock (1984) de Leonard Nimoy e o diretor do FBI em The Pelican Brief (1993) de Alan J. Pakula.
Depois de passar a maior parte de duas décadas aparecendo em programas como The Outer Limits, Honey West, The Fugitive, Hogan’s Heroes e Mannix, Sikking foi escalado como o caçador Howard Hunter, líder da equipe de ação de emergência, em Hill Street Blues da NBC.
Bochco, que criou a série com Michael Kozoll, deu a Sikking a oportunidade de moldar seu personagem, e o ator baseou Hunter em um instrutor de treinamento que ele encontrou durante o treinamento básico em Fort Bragg, Carolina do Norte.
“O instrutor de treinamento parecia ter aço no cabelo e seu uniforme tinha tanto amido que você sabia que ele ficaria em pé no canto quando ele o tirasse no alojamento,” disse ele em uma entrevista de 2014 ao The Fresno Bee. “Então, quando comecei a interpretar Howard, escolhi a maneira como ele deveria se vestir. Tinha que ser um visual muito militar.”
Sikking apareceu em 144 episódios ao longo de todas as sete temporadas (1981-87) do aclamado drama e recebeu uma indicação ao Emmy em 1984.
Bochco voltou a chamar Sikking para Doogie Howser, e ele interpretou David Howser, um veterano do Vietnã que se tornou médico da família, marido de Katherine (Belinda Montgomery) e pai de Doogie (Neil Patrick Harris), em todas as quatro temporadas (1989-93) daquele show da ABC.
Ele então interpretou um policial novamente para Bochco em Brooklyn South, que durou uma temporada (1997-98) na CBS.
Primeiros Anos e Educação
James Barrie (nomeado em homenagem ao autor de Peter Pan) Sikking nasceu em Los Angeles em 5 de março de 1934. Sua mãe, Sue, fundou a Igreja Unity by the Sea em Santa Monica em gratidão após se recuperar de um acidente automobilístico quase fatal. Seu pai, Art, seguiu sua esposa no ministério.
Sikking frequentou a El Segundo High School e, após o serviço militar, formou-se na UCLA em 1959 com um diploma em teatro. Ele então apareceu em episódios de Perry Mason e Assignment: Underwater em 1961 e mais tarde em filmes como The Carpetbaggers (1964), Von Ryan’s Express (1965) e In Like Flint (1967).
Contribuições e Legado
De 1971 a 1976, Sikking interpretou Jim Hobart, um cirurgião com problema de bebida, na novela da ABC General Hospital, e foi o pai distante de Jim Carrey no aclamado telefilme de 1992 da Fox Doing Time on Maple Drive.
Ele conseguiu seu papel de um dia em The Search for Spock através de uma oferta do produtor Harve Bennett, seu colega de classe da UCLA.
Seu currículo no cinema também incluiu The New Centurions (1972), The Magnificent Seven Ride! (1972), Scorpio (1973), Capricorn One (1977), The Electric Horseman (1979), The Competition (1980), Ordinary People (1980), Outland (1981), The Star Chamber (1983), Narrow Margin (1990), Final Approach (1991), Fever Pitch (2005) e Made of Honor (2008).
E ele apareceu duas vezes na série da HBO Curb Your Enthusiasm em 2004.
Sikking dedicou-se a arrecadar fundos para a fibrose cística e a Fundação Susan G. Komen, e através do programa SAG Book Pals, leu para turmas de terceira série de escolas públicas por 19 anos e era carinhosamente conhecido como “Jim, o Leitor”.
Sobreviventes
Os sobreviventes incluem sua segunda esposa, Florine, uma autora que ele conheceu na UCLA e com quem se casou em setembro de 1962; os filhos Emily e Andrew; e os netos Lola, Gemma, Hugh e Madeline.