Kate Winslet é homenageada com prêmio pelo conjunto da obra no Festival de Cinema de Munique
Munique recebeu Kate Winslet como se ela fosse a rainha do mundo na noite de terça-feira, quando a atriz vencedora do Oscar recebeu um prêmio pelo conjunto da obra no Festival Internacional de Cinema de Munique.
A multidão no Deutsches Theater em Munique aplaudiu e ovacionou Winslet enquanto ela subia ao palco para aceitar seu prêmio e apresentar a estreia europeia de seu mais recente filme, Lee, uma cinebiografia de Ellen Kuras, em que ela interpreta a fotógrafa de guerra Lee Miller.
“Parece que sou uma estrela de cinema!” brincou Winslet, incentivando a plateia a continuar aplaudindo. “Não, sério, não é assim que normalmente sou tratada… Vou aproveitar cada momento.”
Apresentação e Reconhecimento
David Kross, jovem co-estrela alemão de Winslet em O Leitor, apresentou-lhe o prêmio CineMerit, relembrando que eles se conheceram “há 16 anos, quando eu tinha apenas 17 anos, tinha feito apenas dois filmes e acabado de sair da escola. E você era Kate Winslet.”
Kross brincou sobre como foi ótimo “comemorar os 18 anos com você”, uma referência às cenas de sexo em O Leitor, que foram filmadas no seu aniversário de 18 anos, meses após o restante do filme ter sido concluído, para permitir que Kross atingisse a maioridade legal. “Você também foi minha coordenadora de intimidade, um conceito que nem existia naqueles anos”, disse ele. Ele também agradeceu a Winslet por um famoso momento na turnê de prêmios de O Leitor, quando apareceram no programa de Charlie Rose e “eu não entendia uma palavra do que estava sendo dito.”
“Pobre garoto,” disse Winslet, agradecendo a Kross. “Nós te colocamos em muitas situações [em O Leitor],” antes de notar que ela também já havia passado por isso, referindo-se ao seu próprio debut no cinema em Almas Gêmeas.
Paixão por “Lee”
O Prêmio CineMerit de Munique foi pelo trabalho de vida de Winslet — “você já ganhou todos os prêmios sob o sol, mas este é o que você estava faltando,” brincou o moderador da cerimônia — mas a atriz estava mais apaixonada ao falar sobre Lee, um projeto no qual ela tem trabalhado por quase uma década e o primeiro filme em que ela foi creditada como produtora.
“Não posso acreditar que conseguimos,” disse ela sobre o filme, que aborda uma década crucial na vida de Lee Miller, quando a ex-modelo se transformou em fotógrafa de guerra, trabalhando para a Vogue na linha de frente da Segunda Guerra Mundial para capturar imagens icônicas do conflito e da brutalidade do fascismo, incluindo fotos arrepiantes dos campos de concentração de Buchenwald e Dachau.
Desafios na Produção
Subindo ao palco com a produtora de Lee, Kate Solomon — “no set, sempre éramos ‘as Kates’,” ela notou — Winslet detalhou a longa jornada do filme até chegar às telas e o esforço exaustivo necessário para fazê-lo. “É difícil fazer filmes como mulher, e é difícil fazer filmes sobre uma mulher,” disse ela. Desempenhando tantos papéis no set — como produtora e estrela, que, como Solomon notou, “está em praticamente todos os quadros do filme” — Winslet disse que “não se sentou durante toda a filmagem.”
Elenco Estelar
Garantir o incrível elenco de apoio do filme, no entanto, foi fácil. O elenco inclui Alexander Skarsgård, Andrea Riseborough, Marion Cotillard, Josh O’Connor e Andy Samberg. “Fizemos uma lista do nosso elenco dos sonhos,” lembrou Winslet, “e Kate [Solomon] disse: ‘Apenas ligue para eles.’ Eu disse: ‘Mas eu não os conheço!’ Mas eu conhecia. E todos disseram sim.”
Solomon elogiou Winslet por capturar a empatia de Miller, que a produtora disse ser o elemento-chave que a fotógrafa trouxe para seu trabalho, permitindo-lhe transformar a fotografia de guerra. “Antes dela, a fotografia de guerra era principalmente coisas como plantar a bandeira, tanques e afins,” disse ela, “[mas] o que Lee viu foram os civis, as pessoas afetadas, os refugiados. O que agora pensamos como fotojornalismo, como correspondência de guerra [vem disso].”
“Ela estava determinada a revelar a verdade, a qualquer custo,” disse Winslet. “E isso a destruiu.”
Estreia nos Cinemas
Lee será lançado nos cinemas dos EUA em setembro pela Roadside Attractions e Vertical. O Festival de Cinema de Munique 2024 continua até 7 de julho.