Atriz de 'OITNB' Lea DeLaria pede que Biden assassine Trump: “Isso é uma guerra”
Lea DeLaria, atriz conhecida por seu papel em Orange is the New Black, publicou um intenso discurso no Instagram, instando o presidente Joe Biden a aproveitar as novas regras de imunidade executiva definidas pela Suprema Corte e assassinar Donald Trump.
DeLaria postou o vídeo na segunda-feira, após a Suprema Corte decidir que o ex-presidente é imune a processos por quaisquer “atos oficiais” enquanto estava no cargo. A decisão gerou especulações de que um presidente poderia, em teoria, assassinar um rival político e depois chamar isso de um ato “oficial”. DeLaria, de maneira provocativa, chamou Biden a fazer isso, comparando o assassinato a matar Adolf Hitler preventivamente antes da Segunda Guerra Mundial.
Reações ao Vídeo
Histórias Relacionadas
- Suprema Corte decide que Trump e ex-presidentes têm certa imunidade contra processos.
- Newsom apoia Biden em meio a pedidos para que o governador da Califórnia substitua o presidente.
“Joe, você é um homem razoável,” ela disse em um post que recebeu cerca de 9.000 curtidas. “Você não quer fazer isso. Mas aqui está a realidade: Esta é uma maldita guerra. Esta é uma guerra agora, e estamos lutando pelo nosso maldito país. E esses idiotas vão tirá-lo de nós. Eles vão tirá-lo de nós. Obrigado, [juiz da Suprema Corte] Clarence ‘Tio’ Thomas. Joe, agora você tem o direito de eliminar aquele desgraçado do Trump. Elimine-o, Joe. Se ele fosse Hitler, e isso fosse 1940, você o eliminaria? Bem, ele é Hitler. E isso é 1940. Elimine-o! Exploda-o, ou eles nos explodirão. Fatos.”
Nos comentários, ela acrescentou: “É guerra total agora. Eles vão nos destruir. Eles só querem poder… como todos os tiranos. QUE SE FODAM!!! E se algum de vocês, desgraçados, quiserem me ameaçar de morte como têm feito durante toda a minha vida, venham, vadia. Eu sou siciliana, sei como jogar esse jogo.”
Repercussões e Comentários
Os comentários no post foram em grande parte contrários à ideia de DeLaria. “Você acabou de pedir publicamente que o presidente dos Estados Unidos assassinasse seu oponente político?” escreveu um comentarista. “Se você quer que coisas de terceiro mundo aconteçam, mude-se para um país de terceiro mundo. Meu Deus.”
Lea DeLaria é uma atriz premiada com o SAG, comediante e autodenominada “lésbica profissional”, creditada como a primeira comediante abertamente gay a aparecer na televisão americana com sua aparição em 1993 no The Arsenio Hall Show. Ela é mais conhecida por interpretar a detenta Carrie “Big Boo” Black na série Orange is the New Black da Netflix e também é reconhecida por seu trabalho na Broadway. Um representante de DeLaria foi solicitado a fornecer comentários adicionais ou contexto.
Esta não é a primeira vez que DeLaria publica algo provocativo no Instagram sobre Trump. Após a eleição de 2016, DeLaria postou que queria “pegar um taco de beisebol e eliminar todos os malditos republicanos e independentes que eu ver.”