O que é fobia social? – Descubra se você tem fobia social!

O que é Fobia Social?
Saúde,

O que é fobia social? – Descubra se você tem fobia social!

0
(0)

O que é fobia social? Como saber se tenho fobia social ou sou apenas uma pessoa introvertida? Quais são os sintomas que realmente “entregam” que determinada pessoa passa por esse tipo de distúrbio psicosocial? O que leva a determinada pessoa desenvolver esse problema?

Neste conteúdo vamos exemplificar de maneira bem clara o que é fobia social, além de trazermos informações completas sobre como ela pode se desenvolver e que tipo de tratamento é o mais indicado para essa fobia. Leia com a gente e descubra o que é fobia social. Vamos lá!

O que é fobia social?

O que é Fobia Social?
Descubra o que é Fobia Social

Afinal, o que é fobia social? A fobia social é o medo ou ansiedade de situações que envolvem a possibilidade de ser criticado, julgado ou ser o centro das atenções. A pessoa, de fato, muitas vezes evita as interações sociais. Essas situações incluem interações sociais em que novas pessoas se encontram, como as festas, ou seja, situações em que o indivíduo pode se encontrar no centro das atenções.

Outras situações temidas podem ser:

  • Usar banheiros públicos;
  • Ligar para pessoas no telefone;
  • Escrever ou trabalhar na presença de outras pessoas;
  • Ser o centro das atenções;
  • Conversar com pessoas que não conhece;
  • Ser criticado;
  • Conversar com pessoas “importantes”;
  • Ir a um encontro;
  • Falar durante a aula ou em uma reunião;
  • Comer ou beber em público;
  • Fazer exames ou testes;
  • Ser chamado para responder uma pergunta durante a aula;
  • Entre outras situações semelhantes a essas que citamos acima.

O que é fobia social? Neste contexto, o pensamento da pessoa é ser avaliado negativamente pelos outros, fazer algo constrangedor, ser humilhada e rejeitada ou ofender outras pessoas.

O que é fobia social: quais são os sintomas do transtorno?

O que é Fobia Social?
Quais são os sintomas dessa fobia?

O transtorno de fobia social é uma condição de sofrimento subjetivo caracterizado por medo e inquietação, geralmente associada a sintomas somáticos (tremores, rubor, taquicardia, dispneia, tontura, etc.) e com medo acentuado e persistente de uma situação social, esperada ou não, em que você é exposto à avaliação de outros. As principais características do transtorno são as seguintes:

  • Medo e ansiedade de uma ou mais situações sociais em que a pessoa é exposta ao possível julgamento dos outros: por exemplo. conhecer pessoas desconhecidas, manter uma conversa, ser observado enquanto come, fazer um discurso público;
  • A pessoa tem medo de agir ou apresentar sintomas de ansiedade e que, portanto, será avaliada negativamente pelos outros;
  • Situações temidas causam ansiedade e medo, e por isso muitas vezes são evitadas;
  • O medo e a ansiedade são desproporcionais, e a pessoa está ciente deles;
  • O distúrbio causa desconforto significativo ou prejuízo ao desempenho da pessoa nas várias áreas de sua vida (trabalho, social, lazer). 

A fobia social não é introversão

Muitas pessoas pensam ao pesquisar o que é fobia social que a mesma é uma forma de introversão. A fobia social deve ser distinguida da introversão: no caso da pessoa introvertida, estamos simplesmente da presença de escolhas sugeridas por uma hierarquia pessoal de preferências por diferentes atividades.

No caso dos medos sociais, estamos diante de uma renúncia às atividades sociais desejadas, tornada intolerável pela presença de níveis muito altos de tensão e ansiedade.

As preocupações da fobia social

Na maioria das vezes, esses medos são generalizados, ou seja, o sujeito teme mais de uma situação. Mais raramente, a ansiedade é limitada e pode ser acompanhada por múltiplos quadros de distúrbios psicológicos que surgem, ou de que os medos do sujeito podem surgir, em contextos específicos e, assim, induzir a “evitação” sistemática de algumas situações sociais significativas.

A preocupação central da pessoa com ansiedade social é ser considerada ansiosa, fraca, louca, estúpida, chata ou desagradável. A pessoa teme que, em um contexto relacional, vá agir ou parecer inadequada ou que apresente sintomas de ansiedade como tremor, suor, tropeço nas palavras e que por isso seja avaliado negativamente pelos outros, conforme já mencionamos anteriormente.

É comum se automedicar com substâncias para lidar com situações temidas e controlar sensações físicas desagradáveis (por exemplo, beber álcool em uma festa para diminuir o nível de ansiedade). Muitas vezes existem expectativas muito negativas sobre o julgamento e as intenções dos outros.

Apesar de essas técnicas funcionarem, não são indicadas, pois podem causar psicodependência a determinadas drogas ou bebidas que induzem a pessoa a se “soltar”, sendo o mais indicado realmente um tratamento com um terapeuta experiente.

Ansiedade antecipatória

Além da ansiedade ou do medo associado à situação temida, a ansiedade antecipatória é comum quando pesquisamos sobre o que é fobia social, ou seja, a ansiedade que começa dias ou semanas antes do momento em que essa situação terá de ser enfrentada.

Isso pode desencadear um círculo vicioso no qual a ansiedade antecipatória causa tal estado de ansiedade que a pessoa realmente tem um desempenho muito ruim ou embaraçoso.

Por exemplo, uma pessoa pode chegar a uma entrevista de emprego tensa, suada, lutando para se expressar, incerta e gaguejando. Assim, ocorre o seguinte: o medo de um mau desempenho na entrevista realmente causar um mau desempenho. Então, se a pessoa tiver que ser entrevistada novamente, ficará ainda mais ansiosa.

Como posso saber se tenho fobia social?

O que é Fobia Social?
Como saber se tenho Fobia Social?

Apenas um psicoterapeuta experiente pode diagnosticar com segurança um transtorno de fobia social. Você pode procurar aconselhamento profissional. São usadas avaliações psicológicas abrangentes, integrando informações de entrevistas, testes psicológicos e observações psicofisiológicas.

A fobia social é frequentemente encontrada associada a outros transtornos de ansiedade, como no caso de transtornos depressivos ou transtorno de uso de substâncias. A coexistência de depressão é alta, principalmente na população idosa e pode ser decorrente do isolamento crônico, enquanto as substâncias podem ser utilizadas como automedicação.

Caso queira saber se você é um portador dessa doença psicosocial que afeta todos os âmbitos da vida de um ser humano, faça o teste de fobia social. Entendeu de maneira mais completa o que é fobia social? Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.