Qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo? Confira!
Qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo? Vegetariano e vegano são a mesma coisa? O que um vegetariano come? Se eu convidar um vegano para jantar, o que posso cozinhar? Nos últimos anos, cada vez mais pessoas optam por mudar sua dieta alimentar, abandonando o consumo de carnes ou todos os alimentos de origem animal.
Por isso é muito fácil encontrar alternativas vegetarianas em restaurantes e, principalmente nas grandes cidades, é possível encontrar locais que preparam pratos exclusivamente veganos.
No entanto, muitas vezes tendemos a pensar que cozinha vegetariana e cozinha vegana são a mesma coisa: os termos às vezes são confundidos ou sobrepostos, mas entre os dois tipos de cozinha há uma diferença muito importante. Portanto, leia conosco e entenda melhor qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo. Vamos lá!
Qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo?
Aqueles que optam por uma dieta vegetariana decidem excluir todos os tipos de carnes e peixes de sua dieta, incluindo crustáceos, moluscos e pássaros. Quem opta por seguir uma dieta vegana, além de excluir todos os tipos de carnes e peixes, não permite o consumo de todos os produtos de origem animal como ovos, leite e queijos, mel e corantes alimentares de origem animal.
Qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo? As diferenças entre vegetarianos e veganos, entretanto, não são apenas alimentos. Na verdade, o termo vegano significa mais do que qualquer outra coisa um estilo de vida: quem se define vegano geralmente não usa nenhum produto derivado da exploração de animais. Essa pessoa não costuma se vestir com lã, seda e peles, não compra produtos de couro, não usa cosméticos testados em animais, etc.
Qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo na cozinha?
O que se come na cozinha vegetariana?
A nutrição vegetariana pode ter inúmeras nuances:
- Os ovo-lacto-vegetarianos excluem a carne de sua dieta e os peixes;
- Os semi-vegetarianos mantêm o consumo de carnes brancas;
- Os ovo-vegetarianos excluem carne e laticínios;
- Os lacto-vegetarianos, entretanto, excluem o uso de carne e ovos.
A primeira abordagem é a mais conhecida e difundida e envolve uma dieta variada baseada em:
- Cereais e semelhantes: arroz, cevada, aveia, quinoa, cuscuz e centeio;
- Leguminosas, fonte de proteínas vegetais: desde as mais comuns como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha, sem esquecer as talvez menos conhecidas como a soja;
- Vegetais frescos;
- Frutas frescas e secas, além de sementes oleaginosas;
- Substitutos de carne à base de vegetais;
- Mas também alimentos de origem animal como leite, manteiga, queijo, ovos e mel;
- As algas, típicas da culinária japonesa, também fazem parte da dieta vegetariana.
O que se come na cozinha vegana?
Qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo? Vimos que a diferença substancial entre veganos e vegetarianos é que os primeiros excluem todos os alimentos de origem animal, incluindo mel, massa com ovo ou caldo de carne. Então, o que os veganos comem?
A dieta vegana é variada e consiste em: cereais, leguminosas, vegetais de todos os tipos e brotos, algas, frutas frescas e secas, sementes oleaginosas, etc. Na dieta vegana, portanto, é fundamental substituir alimentos de origem animal, como leite, queijo, iogurte e carne.
No mercado, de fato, existem inúmeros produtos criados para ir ao encontro das necessidades da dieta vegana que se espalharam rapidamente e agora são um pouco usados por todos.
As bebidas vegetais que substituem o leite estão entre as mais conhecidas e apreciadas e existem de todos os tipos: feitas com soja, amêndoa, coco, avelã, aveia ou muitos outros cereais. Hoje é ainda mais fácil encontrar iogurtes vegetais, queijos e carnes curadas: iogurte de coco, queijos de amêndoa fermentada, etc.
Algumas receitas veganas para experimentar em casa
Os pratos veganos podem parecer mais difíceis de fazer em casa, mas você pode começar experimentando algumas receitas que não requerem ingredientes difíceis de encontrar. Para uma rápida pausa para o almoço, você pode preparar uma saborosa e rica salada com brócolis, feijão verde, rúcula, feijão vermelho e carne de soja.
As almôndegas de soja com feijão verde e molho de hortelã, por outro lado, são perfeitas para um jantar em família. Você está procurando outra ideia interessante para trazer para a mesa uma receita vegana amada por todos e realmente fácil de fazer? Você pode se inspirar e preparar farinata de grão de bico com vegetais.
Alguns ingredientes são suficientes para fazer uma excelente farinata de grão de bico: água, azeite de oliva extra virgem, cebolinha, sal, pimenta e farinha de grão de bico.
Vale a pena ser vegetariano e vegano? Ponto de vista de saúde
Apesar de ainda ser um tabu e poucas pessoas falarem sobre isso, não é saudável mudar sua dieta de forma radical para a vegetariana ou vegana. Isso porque a falta de proteínas suficientes para seu organismo de uma hora para outra pode fazer muito mal ao seu corpo em geral.
A nossa recomendação é que, caso queira realmente se tornar vegano ou vegetariano, faça em fases. Mude sua alimentação pouco a pouco com a ajuda de uma nutricionista especializada no assunto, afinal, agora você já sabe qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo. Até a próxima!