O que é ansiedade? – Confira conceito, causas e tratamentos!

O Que é Ansiedade
News,

O que é ansiedade? – Confira conceito, causas e tratamentos!

O que é ansiedade? Como podemos definir esse que é um transtorno cada vez mais comum na vida de pessoas das mais diferentes idades? Na realidade, ter ansiedade é algo inerente ao organismo humano, praticamente toda e qualquer pessoa vai sentir ansiedade diversas vezes na vida.

O problema é quando isso começa a se tornar comum, ou seja, quando se trata de um transtorno realmente sério, trazendo vários problemas a vida cotidiana de quem o vivencia. Neste sentido, é necessário tomar alguma atitude, visando a melhora de sintomas com ajuda especializada.

Neste conteúdo, vamos abordar de forma mais clara e direta o que é ansiedade, para que nossos leitores entendam mais sobre o assunto e possam, inclusive, entender se estão passando por esse transtorno. Leia conosco e saiba mais, vamos lá!

O que é ansiedade?

Afinal, o que é ansiedade? Conforme anteriormente, às vezes, sentir-se ansioso é normal, pois é uma resposta normal a uma situação estressante, como antes de uma decisão importante, ou então antes de um exame.

No entanto, a ansiedade pode se tornar um problema médico, conhecido como transtorno de ansiedade, que pode afetar as pessoas a qualquer momento, causando medo e preocupação constantes, muitas vezes por motivos indefiníveis, e que muitas vezes podem tornar difícil levar uma vida normal.

Quais são os sintomas da ansiedade?

Agora que já sabemos o que é ansiedade, vamos aos sintomas. A ansiedade pode afetar as pessoas de muitas maneiras diferentes, com sintomas tanto físicos quanto psicológicos. Entre os sintomas psicológicos mais comuns causados pela ansiedade estão a inquietação, a irritabilidade, a dificuldade de concentração e a sensação de estar “no limite”.

Pessoas com ansiedade geralmente apresentam sintomas físicos, incluindo cansaço, tontura, palpitações cardíacas, tensão e dores musculares, dor de cabeça, dificuldade em dormir, dor de estômago, dificuldade em respirar ou falta de ar, náuseas e ataques de pânico.

Quais são as causas da ansiedade?

O que é ansiedade?
Afinal, o que é ansiedade?

Muitas vezes, a causa da ansiedade está relacionada a eventos ambientais, como uma situação estressante, problemas no trabalho, problemas de relacionamento ou problemas familiares. Também pode estar relacionado a uma fobia, como fobia de altura, que causa uma sensação de pânico e bloqueio ao se aproximar de uma saliência.

A origem da ansiedade nem sempre é clara no caso do transtorno de ansiedade real, porque o sintoma não é imediatamente atribuível a estressores ambientais. Acontece que você não sabe por que se sente ansioso ou o que desencadeia esse sentimento. Nesses casos, a ansiedade é acompanhada pelo desconforto de não saber por que sempre se sente ansioso.

Diagnóstico de ansiedade

Saber o que é ansiedade envolve entender seu diagnóstico, afinal, você pode buscar soluções para esse problema tão incômodo. Ao consultar um especialista em ansiedade, uma série de perguntas é feita para entender qual é a causa raiz dos sintomas e para diferenciá-la de outras condições, como a depressão.

Falar sobre como se sente pode ser difícil, mas o especialista fará o possível para ajudar o paciente a se sentir confortável e gradualmente expressar seu desconforto e, em seguida, lidar com ele.

Tratamentos para ansiedade

O que é ansiedade?
Quais são as causas da ansiedade?

Depois que a ansiedade é diagnosticada, existem vários métodos que seu médico pode usar para tratar a doença. Um dos tratamentos iniciais mais oferecidos é a terapia psicológica, seja ela cognitivo-comportamental, seja psicanalítica, que auxilia na compreensão dos problemas e desencadeadores, permitindo assim um melhor controle do quadro.

O tratamento cognitivo-comportamental envolverá várias reuniões com um especialista, ao longo de alguns meses, para compreender a origem dos sentimentos negativos e eliminá-los. A terapia psicanalítica, por outro lado, pode ter tempos mais prolongados, pois não atua na eliminação direta do sintoma, mas atua sobre a personalidade em um nível profundo, ajudando-a a compreender os motivos que a levaram a produzir a sintomatologia psíquica de que sofre.

Nesse caso, a remoção do sintoma ocorre como resultado do trabalho psicodinâmico. Outro método de tratamento é a atenção plena (atenção consciente), que visa tornar o paciente mais consciente de suas próprias sensações. Dessa forma, quando surge o sentimento de ansiedade e quando você entende o que é, controlar seus sentimentos pode se tornar mais fácil.

Você também aprenderá métodos para ser capaz de se acalmar em situações em que os sentimentos de ansiedade começam a se manifestar. Finalmente, os medicamentos podem ser usados como método de tratamento se outras opções não derem certo. Existem alguns medicamentos que o médico pode prescrever que podem aliviar a ansiedade, e será sempre o médico quem decidirá qual é o melhor caminho a seguir.

Procure ajuda

A melhor forma de entender o que é ansiedade e saber se está passando pela mesma é buscar ajuda. Fale com familiares e amigos, marque uma consulta com um especialista e comece a tratar este que é um transtorno que afeta milhares de brasileiros diariamente. Ficou alguma dúvida sobre o que é ansiedade? Comente abaixo. Até a próxima!