O que é aquecimento global? – Conceito, causas e soluções!

Urso Polar Efeito Estufa
News,

O que é aquecimento global? – Conceito, causas e soluções!

O que é aquecimento global? O aquecimento global é um fenômeno que tem vários efeitos no planeta há anos. Mas, como ele acontece? Quais são suas principais causas e por que o mesmo surgiu? Vamos abordar estas e outras perguntas no decorrer de nosso conteúdo de hoje.

Portanto, caso esteja preocupado com o futuro do planeta, ou simplesmente tem a dúvida sobre o assunto do o que é aquecimento global, convidamos a nos acompanhar nessa leitura interessante até o final do conteúdo. Vamos lá, leia conosco!

O que é aquecimento global?

O que é aquecimento global?
O que é aquecimento global?

Ainal, o que é aquecimento global? Em climatologia, a expressão “aquecimento global” é utilizada para indicar a mudança no clima terrestre que se desenvolveu a partir do final do século XIX e início do século XX e ainda está em curso, caracterizada em geral pelo aumento da temperatura média global e de fenômenos atmosféricos a ela associados, como inundações, secas, desertificação, derretimento do gelo, superaquecimento dos mares e aumento dos oceanos.

As causas do aquecimento global

Já entendemos o que é aquecimento global, mas e quais são as suas causas? As causas do aquecimento global são devidas principalmente à atividade humana, responsável em particular pelas emissões de gases nocivos para a atmosfera. Entre as principais causas do aquecimento global encontramos:

  • O uso de combustíveis fósseis: a utilização de gases de efeito estufa em processos industriais e, portanto, o consequente aumento do efeito estufa, contribui para a emissão de grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera, considerado um dos principais gases causadores do aquecimento global;
  • Atividades agrícolas intensivas: a agricultura intensiva visa a obtenção de grandes quantidades de produtos em pouco tempo e com baixo custo. A utilização de uma quantidade significativa de recursos naturais e energias que vão além da capacidade que o solo tem de absorvê-los e eliminá-los, aliada ao uso excessivo de produtos nocivos como fertilizantes, podem comprometer a biodiversidade de um território;
  • Desmatamento: o abate de árvores priva o solo de sua capacidade de mitigar o clima, absorver dióxido de carbono da atmosfera e promover chuvas. Isso afeta negativamente as condições climáticas e meteorológicas, com consequências nefastas para a vida animal e humana.

O aquecimento global e o efeito estufa

O que é aquecimento global e efeito estufa? Os gases de efeito estufa estão naturalmente presentes na atmosfera e têm o importante papel de captar o calor emitido na Terra pela radiação solar, prendendo-o na atmosfera para evitar que retorne ao espaço.

Entre as causas do aquecimento global está o efeito estufa sendo o processo pelo qual a Terra é capaz de manter uma temperatura ideal para o desenvolvimento da vida. Este equilíbrio foi sendo modificado ao longo do tempo pela atividade humana que, a partir da revolução industrial, com suas atividades ocasionou um aumento dos gases de efeito estufa presentes na atmosfera, em particular dióxido de carbono, metano, gases fluorados e óxido de nitrogênio. Isso tem levado ao longo dos anos a um aumento da temperatura média da Terra e, como consequência, ao aquecimento global do planeta.

Mudanças climáticas nos últimos 10 anos

O que é aquecimento global?
Mudanças climáticas nos últimos 10 anos

O que é aquecimento global? De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), os sinais físicos das mudanças climáticas e os impactos em nosso planeta atingiram um crescimento nos últimos anos, sendo esses os mais quentes já registrados.

Hoje, os níveis de dióxido de carbono são de 26% mais altos do que em 1970, enquanto a temperatura média global aumentou 0,86°C desde então, e é 1,1°C mais quente do que na era pré-industrial.

Além do aumento da temperatura, as mudanças climáticas nos últimos 10 anos levaram a um aumento do dióxido de carbono na atmosfera, um aumento do nível do mar, uma diminuição do gelo marinho do Ártico e da Antártica, bem como uma perda contínua de massa de gelo nas geleiras da Groenlândia e mantos de gelo da Antártica e a tendência clara de diminuição da cobertura de neve da primavera no hemisfério Norte.

As consequências do aquecimento global: os efeitos

Além de entendermos o que é aquecimento global, é de suma importância que entendamos seus efeitos. São várias as consequências devido ao aquecimento global do planeta, muitas das quais estão intimamente ligadas entre si:

  • Derretimento das geleiras: devido ao aumento das temperaturas, os principais efeitos do aquecimento global são as geleiras polares e de montanhas, que estão diminuindo gradualmente. Como o gelo reflete a radiação solar, isso faz com que a Terra absorva progressivamente mais calor;
  • Aumento do nível do mar: o derretimento do gelo eleva o nível dos oceanos, o que consequentemente submerge parte das costas;
  • Acidificação dos mares: além do ar, a concentração de CO2 também aumenta na água, que se torna cada vez mais ácida e agressiva para muitas espécies marinhas;
  • O que é aquecimento global na desertificação: o aquecimento global vai provocar um aumento da seca na região do Mediterrâneo e no sul da África, atingindo cerca de 500 milhões de pessoas;
  • Eventos climáticos extremos: a intensidade e a duração dos eventos ligados aos efeitos do aquecimento global levarão a chuvas extremas, verões quentes e invernos gelados.

Aquecimento global: as soluções possíveis

Aqui estão alguns remédios possíveis para reduzir os efeitos do aquecimento global:

  • Reduzir as emissões de gases de efeito estufa tanto quanto possível;
  • Economizar, reutilizar e gerenciar melhor a água;
  • Certificar-se de que as florestas e o solo armazenem o máximo de CO2 possível, removendo-o da atmosfera;
  • Preservar e aumentar a biodiversidade e, portanto, a resiliência dos ecossistemas;
  • Usar energia 100% limpa em processos industriais;
  • Buscar a sustentabilidade ambiental e construir uma economia circular;
  • Configurar sistemas de monitoramento, prevenção de danos e suporte à decisão.
  • Informar as pessoas sobre os riscos e o que está sendo feito para limitá-los;
  • Capacitar os cidadãos e envolvê-los por meio de processos participativos.

Agora que já sabe melhor o que é aquecimento global, que tal fazer a sua parte? Quanto mais houver a participação das pessoas, melhor será a mudança que queremos para o futuro de nosso planeta. Caso ainda possua alguma dúvida, comente abaixo que vamos lhe responder. Até a próxima!