O que é anorexia? – Confira conceito e 3 principais causas!

O que é anorexia?
News,

O que é anorexia? – Confira conceito e 3 principais causas!

0
(0)

O que é anorexia? A anorexia é um transtorno alimentar muito sério. Os afetados enfrentam uma perda de peso acentuada, devido ao medo mórbido de engordar e a uma visão distorcida da imagem corporal. Os gatilhos não são claros.

A este respeito, os médicos têm formulado várias teorias, que partem do pressuposto de que, na origem da anorexia nervosa, existe um conjunto de fatores biológicos, psicológicos e ambientais.

A sintomatologia da anorexia nervosa é muito ampla e depende principalmente do medo de ganhar peso. Esse medo faz com que o paciente não se alimente de forma adequada e, por isso, desenvolva uma série de problemas relacionados à ausência de alimentos.

A terapia inclui tratamentos psicoterápicos e intervenções destinadas a restaurar o peso corporal normal. Caso queira saber mais sobre o assunto, ou seja, caso queira entender de forma mais completa o que é anorexia, acompanhe-nos nessa leitura até o final e entenda melhor. Vamos lá!

O que é anorexia?

Entenda O Que é Anorexia
Entenda o que é anorexia

Afinal, o que é anorexia? A anorexia é um transtorno alimentar grave, que, nas pessoas afetadas, é uma questão de:

  • Perda excessiva de peso;
  • Um forte medo de ganhar peso;
  • Uma visão distorcida da própria imagem corporal.

O sujeito anoréxico, aliás, é muito magro, monitora constantemente o próprio peso corporal, evita comer e se vê mais “gordo” do que realmente é. O que é anorexia? A anorexia atrapalha a vida de uma pessoa, pois o pensamento relacionado ao peso interfere em qualquer outra atividade diária, desde a escola ou trabalho até as relações interpessoais.

O que é anorexia? Epidemiologia

A anorexia é um transtorno alimentar puramente feminino, embora, nos últimos anos, esteja se espalhando cada vez mais também na população masculina. De acordo com algumas estimativas, as mulheres com anorexia nervosa estariam entre 9 e 43 por 1.000 (ou seja, entre 0,9 e 4,3%).

Enquanto, os homens com anorexia nervosa seriam no máximo 3 em 1.000 (ou seja, cerca de 0,3%). Normalmente, os pacientes são adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos.

Causas da Anorexia

Entenda As Causas Da Anorexia
Entenda as causas da anorexia

Já entendemos o que é anorexia, mas e quais são as suas causas? As causas precisas da anorexia não são claras. Segundo médicos e especialistas da área, um conjunto de fatores biológicos, psicológicos e ambientais contribuiria para seu surgimento.

Fatores biológicos

Com base em algumas descobertas científicas, alguns pesquisadores argumentam que o aparecimento da anorexia nervosa está ligado a uma predisposição genética. Em outras palavras, eles acreditam que a expressão de certos genes é um fator que contribui para a anorexia nervosa. Na atualidade, a referida teoria ainda guarda alguns pontos pendentes, que somente pesquisas futuras poderão esclarecer definitivamente.

Fatores psicológicos

Ao analisar o perfil psicológico das pessoas com anorexia nervosa, os especialistas em transtornos alimentares observaram que muitos sofredores têm um certo tipo de caráter/comportamento em comum.

Por esse motivo, eles pensaram que o aparecimento da anorexia está relacionado, de alguma forma, à personalidade e aos traços comportamentais do indivíduo. As pessoas temperamentalmente predispostas a desenvolver anorexia nervosa seriam:

  • Aqueles que têm uma tendência acentuada de sofrer de ansiedade ou depressão;
  • Aqueles que têm dificuldade em controlar o estresse;
  • Aqueles que se preocupam facilmente com o futuro ou que, por algum motivo, têm medo dele;
  • Sujeitos perfeccionistas, que costumam ter objetivos rigorosos e são muito exigentes consigo mesmos;
  • Indivíduos particularmente reservados;
  • Pessoas que têm obsessões/compulsões ou que sofrem do chamado transtorno obsessivo-compulsivo.

Fatores ambientais

O que é anorexia causada por fatores ambientais? Um fator ambiental é qualquer circunstância, evento ou hábito que pode afetar a vida de um indivíduo em alguma medida. Na opinião de médicos e especialistas em transtornos alimentares, o fator ambiental mais importante associado ao surgimento da anorexia seria a exposição na mídia ao mito “magro é igual a bonito”, típico da cultura ocidental moderna.

Afinal, se consultarmos qualquer revista ou assistirmos televisão, temos grande probabilidade de darmos de cara com propagandas que têm como protagonistas mulheres e/ou homens, muitas vezes bem-sucedidos, com físico esguio e livre de imperfeições.

Tratamento da Anorexia

Confira Os Tratamentos Disponíveis Para A Anorexia
Confira os tratamentos disponíveis para a anorexia

O tratamento da anorexia é complexo e requer a colaboração de especialistas, como nutricionistas, médicos com experiência em transtornos alimentares, psiquiatras e psicólogos.

Na verdade, um paciente com anorexia precisa não apenas de um plano de dieta, mas também de suporte psicológico adequado (psicoterapia). Em outras palavras, o objetivo da terapia é curar o corpo (ou seja, os sintomas físicos) e, ao mesmo tempo, também curar a mente (ou seja, os sintomas comportamentais). Conforme afirmado, é importante agir rapidamente e quando a doença está em seus estágios iniciais e ainda não induziu o aparecimento de complicações.

Onde a terapia é realizada?

Para a maioria dos casos de anorexia, o tratamento é ambulatorial. Isso significa que o paciente recebe todos os cuidados de que necessita, comparecendo diariamente a um centro hospitalar especializado e voltando para casa ao final de cada sessão terapêutica.

Ou seja, o paciente tem um calendário de consultas a cumprir, estabelecido pela equipe de médicos que o atendeu. Os tratamentos ambulatoriais são muito vantajosos, pois evitam o transtorno da internação para o paciente.

A terapia envolve internação hospitalar quando, na opinião dos médicos, a doença está em estágio avançado ou grave. Nessas situações, de fato, os pacientes precisam de assistência médica contínua. Entendeu melhor o que é anorexia? Caso ainda possua suas dúvidas ou queira fazer uma contribuição ao nosso conteúdo, comente abaixo. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.