Quem inventou o computador? – Confira o inventor de 1700!

Quem inventou o computador?
Cultura,

Quem inventou o computador? – Confira o inventor de 1700!

Quem inventou o computador? O computador é uma ferramenta que ficou um pouco em segundo plano com o advento dos smartphones (a cada ano a navegação no celular se torna mais frequente do que a navegação no computador), mas que continua sendo um insubstituível comum em muitos setores.

Mas como chegamos aos computadores de hoje? E quem é o pai do computador? Vamos descobrir juntos neste artigo. Portanto, leia conosco e descubra quem inventou o computador que conhecemos hoje. Vamos lá!

Quem inventou o computador? Há muito tempo atrás!

Quem inventou o computador?
Quem inventou o computador? Charles Babbage!

Um detalhe e exemplo que você precisa saber sobre computadores é que a Internet foi teorizada muito antes de sua realização real, mas este não é um caso atípico na história da tecnologia e do progresso humano. Na verdade, muitas vezes as grandes mentes são projetadas para o futuro e teorizam sobre descobertas que não podem ser suportadas pela tecnologia da época.

É por isso que não devemos nos surpreender ao descobrir que o pai do PC, ou quem inventou o computador, não é um engenheiro idoso aposentado, mas um matemático nascido nos anos 1700.

Na verdade, em 1791, nasceu Charles Babbage que seria lembrado ao longo do tempo como quem inventou o computador moderno: ele não apenas formulou uma teoria por trás do primeiro computador mecânico, mas conseguiu criá-lo apesar de estar limitado pela tecnologia do momento.

Mas de onde vem essa ideia? A origem do computador é tão antiga quanto o próprio tempo, pois em todas as culturas que já viveram na Terra, nasceu a necessidade de criar sistemas de computação, ou seja, cálculos que nos permitissem marcar a passagem do tempo (basta pensar nos calendários antigos) ou simplesmente para contar (como ábacos, que permitiam cálculos de até bilhões).

Com o tempo, portanto, nasceu o desejo de coletar sistemas de computação e automatizá-los, buscando possibilitar (e acelerar) cálculos complexos, tanto que as primeiras calculadoras já existiam no século XVII, com as máquinas de “Pascal” e de “Leibniz” (1645 e 1672, respectivamente).

Do computador analógico ao digital

Quem inventou o computador?
Quem inventou o computador? Alan Turing!

Já faz algum tempo que aprendemos o processo tecnológico: de uma invenção se segue outra que aperfeiçoa ou revoluciona um aspecto, como uma escada que se abre passo a passo.

Portanto, depois de descobrir quem inventou o computador, nossa história não para: nos próximos 150 anos os computadores analógicos evoluem continuamente, tornando-se máquinas muito potentes, mas também volumosas (as fotos desses imensos computadores são famosas, pois ocupam salas inteiras) e, infelizmente, a guerra é necessária para nos empurrar mais adiante.

Em 1938, de fato, houve o nascimento de um computador eletromecânico de pequenas dimensões: o “Torpedo Data Computer”, como o nome sugere, era pequeno o suficiente para ser integrado a submarinos para permitir que torpedos fossem lançados contra alvos móveis.

Seguiram-se o “Z2” (1939 na Alemanha) e o “Z3” (1941) que representaram um grande passo para os computadores modernos, graças também à frequência do processador que atingiu os “5-10Hz”.

Mas quem inventou o computador moderno e que todos nós conhecemos é provavelmente Alan Turing, que o formulou em 1936 e o caminho teria sido longo e elaborado para chegar às máquinas poderosas e compactas de hoje.

Preferimos não entrar em muitos detalhes para não confundir nossos leitores, pois haveria muito que falar sobre uma invenção que passa por séculos de mudanças, mas é inegável que é interessante descobrir a conexão entre os novos computadores e as ferramentas de cálculo usadas na pré-história.

Qual o computador mais avançado atualmente?

Quem inventou o computador?
Jaguar

Segundo a BBC, o computador mais potente do mundo é conhecido como Jaguar, e pertence ao Laboratório Nacional de Oak Ridge, no Tennessee. Ele possui uma velocidade de 1,75 petaflops e é usado para pesquisas em astrofísica, ciências climáticas e energia nuclear.

Um petaflop é o equivalente a um quadrilhão de cálculos por segundo. Para efeitos de comparação, um computador normal demoraria 10 horas para fazer o mesmo número de cálculos que o Jaguar faz em um segundo. Ou quatro anos para fazer o que o Jaguar faz em uma hora. Ou seja, é 36 mil vezes mais rápido que um PC comum.

O segundo lugar da lista é do chinês Nabulae, que pertence ao Centro Nacional de Supercomputadores, na China. A velocidade dele é de 1,2 petaflops, o que representa o dobro da velocidade alcançada pelo primeiro lugar da lista anterior, de 2008.

No entanto, o Nebulae tem uma velocidade teórica e nunca alcançada de 3 petaflops, o que o faria o mais rápido do mundo. Isso demonstra o quanto a China avançou no campo da computação. As máquinas chinesas costumam ser usadas para pesquisa industrial, como o desenho de aviões e a exploração de petróleo.

É interessante notar que a maior parte dos computadores que estão na lista não usa o sistema Windows, e sim o Linux. O mais assustador é que a inscrição é voluntária: só apareceram na lista os computadores que se candidataram ao prêmio. Segundo a BBC, podem existir computadores mais potentes ainda, que são mantidos em segredo por governos e empresas.

E então, já sabia quem inventou o computador? Sabia da existência dessa máquina desde 1700 e que Alan Turing criou o que conhecemos hoje como PC? Comente abaixo. Até a próxima!