Quem é Greta Thunberg? – Conheça a jovem ativista sueca!

Teenage Climate Activist Greta Thunberg Joins Protest Outside UN
News,

Quem é Greta Thunberg? – Conheça a jovem ativista sueca!

Quem é Greta Thunberg? Como uma estudante de 15 anos virou os holofotes ao redor do mundo para a saúde do planeta? Vamos refazer a história de Greta Thunberg, que se tornou um símbolo da luta contra as mudanças climáticas.

A energia de uma pessoa não se mede em anos e Greta Thunberg é a prova disso: ainda menor de idade, conseguiu se fazer ouvir em todo o mundo e se tornar a campeã da sustentabilidade ambiental. Sua história é inspiração para muitos, por isso vale a pena conhecê-la. Leia conosco e saiba quem é Greta Thunberg, vamos lá!

Quem é Greta Thunberg e qual seu objetivo?

Greta Thunberg
Greta Thunberg

Afinal, quem é Greta Thunberg? Nascida em Estocolmo em 3 de janeiro de 2003, Greta Tintin Eleonora Ernman Thunberg possui uma mãe cantora de ópera e um pai ator, mas também uma relação distante com Svante Arrhenius, estudioso do efeito estufa e Prêmio Nobel de 1903.

Quem é Greta Thunberg? Com apenas 15 anos, após um verão caracterizado por calor recorde, secas e incêndios florestais, Greta toma consciência definitiva da emergência ambiental que o planeta enfrenta e decide que já não pode esperar que os “adultos” façam alguma coisa.

Assim, em 20 de agosto de 2018, em vez de ir à escola, ele se apresenta em frente ao Riksdag, a sede do Parlamento sueco, com uma placa com uma mensagem clara e forte: “Skolstrejk för klimatet”, que em português literal significa “greve escolar pelo planeta”.

O seu afastamento escolar vai até 9 de setembro, dia das eleições políticas, com o pedido ao governo de medidas sérias contra o aquecimento global e as emissões de dióxido de carbono.

A greve pelo clima: as sextas-feiras pelo futuro

No entanto, a volta às carteiras escolares não é o fim do protesto de Greta, que continua a ser vista em frente ao Parlamento todas as sextas-feiras. Do seu exemplo nascem os “Fridays For Future” em vários países do mundo, que em tradução literal significa “Sextas-feiras pelo Futuro”, movimentos que lutam pacificamente – e principalmente na forma de greves – pela defesa do meio ambiente.

Em 15 de março de 2019, “Fridays For Future” realizou a primeira “Global Climate Strike”, que viu mais de 1,8 milhão de participantes em 2.350 cidades em 125 países. O sucesso foi replicado na Global Strike em 24 de maio daquele mesmo ano. Ainda não acabou: a terceira paralisação durou uma semana inteira, de 20 a 27 de setembro de 2019.

Discurso de Greta durante a COP24: a conferência mundial do clima

TOPSHOT UN CLIMATE ENVIRONMENT
TOPSHOT UN CLIMATE ENVIRONMENT

Quem é Greta Thunberg? A garota que fez sucesso na COP24. A energia de Greta não apenas infectou seus colegas, sua presença também se tornou cada vez mais popular em conferências políticas internacionais. No dia 4 de dezembro de 2018, durante a Conferência das Nações Unidas COP24 realizada em Katowice, Polônia, a jovem ativista foi chamada a uma intervenção, durante a qual reiterou a urgência do problema:

“Em 2078 vou comemorar meu 75º aniversário. Se eu tiver filhos, talvez eles passem esse dia comigo. Talvez eles me perguntem sobre você. Talvez me perguntem por que você não fez nada, quando ainda havia tempo para agir.”

“Você diz que ama seus filhos acima de tudo, mas está roubando seu futuro bem na frente de seus olhos.”

“Contanto que você não se concentre no que precisa ser feito, ao invés do que é politicamente possível, não há esperança.”

Suas palavras marcaram tanto que Thunberg também foi convidada a participar da edição 2019 da Conferência da ONU, que aconteceu de 2 a 13 de dezembro no Chile, em 2019. Desde aquele ano, sua participação em conferências do tipo se tornou cada vez mais comum, sendo sua última participação na COP26 do ano passado, em 2021.

O efeito Greta Thunberg na Europa

Já sabemos quem é Greta Thunberg, mas qual seu efeito no Velho Continente, onde realiza suas manifestações? Se no início a influência de Greta se limitava ao círculo familiar (ela convenceu os pais a se tornarem veganos e desistirem de voar), um ano depois podemos dizer que seu exemplo ultrapassou todas as barreiras.

Cada vez mais estudantes optam por fazer greve pelo meio ambiente na sexta-feira. O seu “#FridaysForFuture” também se tornou um encontro regular na Bélgica, com a única diferença de ter escolhido quinta-feira como o dia do evento.

Milhares de estudantes suíços realizam agora protestos climáticos. Entre 15 e 21 de abril de 2020, por exemplo, o movimento “Extinction Rebellion” organizou uma marcha em Londres para pedir ao governo britânico que fizesse mais para deter as mudanças climáticas. Convidada do evento: Greta, claro, compareceu.

A ativista sueca também chegou a outros países no exterior, com um barco de emissão zero que navegou de Plymouth a Nova York para participar da Cúpula do Clima das Nações Unidas, no ano de 2020.

Síndrome de Greta e Asperger: Ser diferente é uma superpotência

Quem é Greta Thunberg? Uma jovem com síndrome de Asperger. Recentemente, a jovem de dezesseis anos respondeu via Twitter às insinuações de alguns de seus manifestantes, que usaram a doença que ela sofre para menosprezá-la.

“Eu tenho Síndrome de Asperger e isso significa que às vezes sou um pouco diferente do normal. E – nas circunstâncias certas – ser diferente é uma superpotência”.

A Síndrome de Asperger é um distúrbio que prejudica as interações sociais e dificulta a comunicação com as pessoas. Mas, precisamente na batalha que está travando, a jovem sueca está encontrando um recurso inesperado.

“Antes de começar as greves escolares eu não tinha energia, não tinha amigos e não falava com ninguém. Eu estava sentada em casa sozinha, com um distúrbio alimentar. Mas tudo isso passou desde que encontrei um sentido, em um mundo que às vezes parece superficial e sem sentido”.

Polêmica sobre Greta Thunberg

Apesar de todo esse romantismo, há muitas polêmicas sobre Greta, que vão além de entender quem é Greta Thunberg. Muitas pessoas acreditam que, na realidade, ela serve apenas de fantoche, sendo financiada por grandes corporações que trabalham com energia verde e querem implementar seus produtos mais rapidamente no mercado. Agora que já sabe quem é Greta Thunberg, qual sua opinião sobre ela? Conte a nós o que acha da adolescente, comente abaixo sua opinião. Até a próxima!