Ecstasy pode ser usado para matar o câncer
Pesquisadores descobriram que o Ecstasy, uma droga difundida em todo o mundo, pode matar o câncer, se algumas propriedades da droga forem modificadas.
Cientistas da Universidade de Birmingham, na Grã-Bretanha, constataram que a droga consegue matar alguns tipos de câncer como linfoma, leucemia e mieloma, sendo considerada 100 vezes mais efetivo para barrar o crescimento das células cancerosas do que alguns medicamos e terapias tradicionais.
Não é uma novidade em si o fato do Ecstasy conseguir matar células do câncer, pois tal fato já era de conhecimento de médicos. Embora soubessem disso, a dose necessária para matar as células era tão alta que poderia em si matar o paciente.
Através da modificação de algumas propriedades químicas da droga, é possível administrá-la com mais segurança aos pacientes, tratando de forma mais incisiva o câncer. O composto modificado chama-se MDMA. Segundo os pesquisadores esta nova forma da droga também permite que o efeito tóxico ao cérebro seja reduzido.
Outro fator que chama atenção é o extermínio de 100% de células cancerígenas em alguns casos usando esta nova versão. Os pesquisadores afirmam que não querem transmitir uma falsa esperança aqueles que sofrem em todo o mundo, mas dizem que isto é um avanço importante para as pesquisas nos próximos anos.
Novas pesquisas serão realizadas com o MDMA para compreender melhor a forma de atuação, princípios de toxicologia celular e efeitos adversos. A pesquisa foi publicada no periódico The Thelegraph. [na foto, cápsulas de MDMA]
Fonte: Jornal da Ciência