Qual a diferença entre DNA e RNA? – Confira em detalhes!

Qual a diferença entre DNA e RNA?
Saúde,

Qual a diferença entre DNA e RNA? – Confira em detalhes!

Qual a diferença entre DNA e RNA? Em todos os organismos vivos, o material que contém as informações que são transmitidas de uma geração a outra é composto de ácidos nucléicos chamados ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA). Mas o que exatamente eles são?

Hoje, o portal NãoEsqueci vai voltar para a escola para tirar as suas dúvidas sobre esse assunto que muitas pessoas ainda possuem dúvida, ou até mesmo para você que está estudando sobre o assunto e precisa de maiores informações sobre o mesmo. Então, leia conosco e entenda melhor sobre qual a diferença entre DNA e RNA. Vamos lá!

DNA e RNA: o que são?

Qual a diferença entre DNA e RNA?
Qual a diferença entre DNA e RNA: o que eles são?

A vida na Terra, embora variada, é formada no nível molecular dos mesmos blocos de construção: DNA e RNA. DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico) são ácidos nucléicos formados por subunidades conhecidas como nucleotídeos, cada um dos quais é composto por:

  • Um grupo fosfato;
  • Um açúcar pentose (ribose ou ácido desoxirribonucleico);
  • E uma base de nitrogênio;
  • Todos esses 3 componentes unidos por ligações covalentes.

Qual a diferença entre DNA e RNA? Comparação

  • Qual a diferença entre DNA e RNA? Em primeiro lugar, os nucleotídeos do DNA e do RNA são diferentes: no DNA, de fato, o açúcar pentose é a desoxirribose, enquanto no RNA é a ribose, que tem um átomo de oxigênio extra. Além disso, no DNA as bases nitrogenadas são adenina, citosina, guanina e timina, enquanto no RNA, em vez de timina, está a base uracila;
  • O DNA é composto de duas fitas que correm em direções opostas (antiparalelas), formando assim uma estrutura de dupla hélice na qual as duas cadeias polinucleotídicas são mantidas juntas por ligações de hidrogênio entre suas respectivas bases nitrogenadas. Em vez disso, o RNA é composto por uma única fita;
  • O DNA é o repositório da informação genética, enquanto o RNA participa da síntese de proteínas e da transmissão das informações contidas no DNA.

O papel do RNA e seus tipos

Bem, já sabemos qual a diferença entre DNA e RNA, agora, vamos um pouco mais afundo no assunto. O RNA é um ácido ribonucleico que auxilia na síntese de proteínas em nosso corpo. Geralmente é obtido a partir da molécula de DNA. Existem, em particular, diferentes tipos de RNA:

1.     tRNA – Transfer RNA Transfer RNA

É responsável por escolher a proteína ou aminoácidos corretos exigidos pelo corpo em rotação ajudando os ribossomos. É encontrado nas extremidades de cada aminoácido. Isso também é chamado de RNA solúvel e forma uma ligação entre o RNA mensageiro e o aminoácido.

2.     rRNA-RNA ribossomal

O rRNA é o componente do ribossomo e é encontrado dentro do citoplasma de uma célula, onde se encontram os ribossomos. O RNA ribossomal está principalmente envolvido na síntese e tradução de mRNA em proteínas em todos os organismos vivos.

3.     mRNA – RNA mensageiro

Como o nome indica, esse RNA é responsável pelo transporte de material genético para os ribossomos e insiste no tipo de proteína exigida pelo organismo. Por esse motivo, é denominado RNA mensageiro. Normalmente, este m-RNA está envolvido no processo de transcrição ou durante o processo de síntese de proteínas.

O papel do DNA e seus tipos

Qual a diferença entre DNA e RNA?
Qual a diferença entre DNA e RNA: o que é DNA e quais os seus tipos?

Já vimos qual a diferença entre DNA e RNA, além dos tipos de RNA. O DNA é o repositório das instruções necessárias ao crescimento, desenvolvimento e reprodução de cada indivíduo, herdado dos pais para seus descendentes. Ele está contido no núcleo de nossas células individuais, organizadas em cromossomos: cada célula contém 23 pares de cromossomos. Existem vários tipos de DNA:

1.     A-DNA

É encontrado em uma umidade de 75%. Em um ambiente onde há uma maior concentração de sal ou concentrações iônicas ou em estado de desidratação, ele resiste em uma forma que contém 11 pares de nucleotídeos com um aumento de 2,56A0 verticalmente por base par.

2.     B-DNA

É encontrado em uma umidade de 9,25 e em uma baixa concentração de sal ou força iônica. Possui 10 pares de bases por volta do eixo da hélice. Há uma distância de 3.4A0 com um diâmetro helicoidal de 20A0.

3.     C-DNA

É observado na umidade de 66% e na ocupação de alguns íons como o Lítio (Li +). Ele tem estritamente 9,33 pares de base para cada hélice. O diâmetro da hélice é de aproximadamente 19A0 e a subida vertical para cada par de bases para a hélice certa é 3.320.

4.     D-DNA

Raramente é observado como uma variante extrema. Os 8 pares de bases são intitulados negativamente do eixo da hélice com um aumento axial se aproximadamente 3.03A0.

5.     Z-DNA

É encontrado em um ambiente com uma concentração de sal muito alta. Ao contrário dos tipos de DNA A, B e C, é uma estrutura helicoidal canhota. O esqueleto é organizado em um padrão de zigue-zague formado pela ligação açúcar-fosfato em que o monômero recorrente é o dinucleotídeo em oposição ao mononucleotídeo que é observado em formas alternativas.

Bem, hoje você aprendeu sobre qual a diferença entre DNA e RNA, além de conhecer os tipos existentes em nosso organismo de cada um desses ácidos nucleicos. Esperamos ter retirado todas as suas dúvidas, mas caso ainda haja alguma, basta comentar aqui abaixo que iremos responder. Até a próxima!