O que é dropshipping? – Venda sem precisar de um estoque!

O Que é Dropshipping
News,

O que é dropshipping? – Venda sem precisar de um estoque!

O que é dropshipping? Nos últimos anos, houve um ligeiro aumento no comércio eletrônico que usa dropshipping. Mas antes de tudo, o que significa exatamente, como você pode começar a explorá-lo? Neste artigo, responderemos a essas perguntas para que você possa decidir se deseja usar esta oportunidade de vendas para seu negócio online.

Portanto, caso esteja pensando em montar seu negócio na internet e acha vantajoso optar por esse método de vendas, convidamos a nos acompanhar nessa leitura interessante onde contamos as vantagens e desvantagens, além de explicarmos de maneira clara e direta o que é dropshipping. Vamos lá!

O que é dropshipping?

Afinal, O Que é Dropshipping
Afinal, o que é dropshipping?

Afinal, o que é dropshipping? Qual a sua definição? O dropshipping é uma forma de venda online que permite ao vendedor oferecer produtos que não existiam fisicamente em estoque. O termo dropshipping vem do inglês “drop” (largar) e “shipping” (envio/remessa). Com o dropshipping, você pode abrir e administrar um negócio sem se preocupar com estoque, embalagem e envio. 

Como funciona o dropshipping?

Já entendemos o que é dropshipping, mas e como ele funciona? Um vendedor oferece alguns produtos em sua loja online. Quando um cliente encomenda um desses produtos, o fabricante ou um fornecedor terceirizado os envia.

O vendedor, portanto, não tem contato físico com o produto. Essa estratégia de comércio eletrônico está em contraste direto com o comércio varejista clássico, onde as mercadorias são encomendadas em grandes quantidades, armazenadas e enviadas ao cliente.

Por outras palavras: no dropshipping, o vendedor é o intermediário entre o fornecedor e o cliente. O vendedor cuida do marketing e da marca, enquanto o fornecedor gerencia a logística.

O que é dropshipping: as vantagens

Vantagens Do Dropshipping
Vantagens do dropshipping

1. Custos baixos

O dropshipping tem algumas vantagens, principalmente para quem está começando seu próprio negócio e não tem muito capital. O que é dropshipping quando levamos em conta suas vantagens?

Na verdade, como já mencionado, este modelo de negócio não exige que os produtos sejam adquiridos com antecedência ou mesmo que tenha um estoque grande o suficiente para contê-los. As partes envolvidas neste modelo de distribuição são três no total:

  • O vendedor administra a loja online e tenta conquistar o maior número possível de clientes: após receber um pedido, entra em contato com o fornecedor e envia-lhe o pedido e os dados do cliente. O lucro resultante dessa transação é a diferença entre o valor que o fornecedor cobra pelo produto e o valor que o vendedor cobra de seu cliente;
  • O fornecedor, ou dropshipper, recebe o pedido e envia o produto diretamente para o cliente: na embalagem geralmente não há referências ao fornecedor, apenas à marca do vendedor (mas nem sempre);
  • O fornecedor cuida de todas as formalidades relativas aos custos de envio, alfândega e distribuição;
  • O cliente compra um produto em uma loja online ou offline sem saber se é dropshipping ou não: tendo apenas contato com o intermediário (o vendedor online), não sabe quem é o fornecedor.

Assim que o cliente fizer o pedido e pagar pelo produto na loja online, o vendedor compra o produto do fabricante ou fornecedor e indica o cliente como destinatário. A vantagem é a economia: neste caso, as mercadorias não precisam ser compradas e armazenadas em grandes quantidades com antecedência.

Desta forma, você não corre o risco de comprar produtos que não foram vendidos e acumulam poeira no depósito. Graças aos baixos custos que advêm desta possibilidade, a oportunidade de venda oferecida pelo dropshipping é uma forma prática de testar o terreno do e-commerce para quem acaba de iniciar um negócio.

2. Não é necessário ter um estoque

Outra vantagem do dropshipping é que você pode oferecer uma ampla gama de produtos, mesmo que tenha um pequeno depósito, já que as mercadorias não precisam ser colocadas nele. Não é mesmo necessário ter um estoque: tudo que você precisa para gerenciar seus pedidos é uma conexão com a Internet.

O que é dropshipping: as desvantagens

Desvantagens Do Dropshipping
Desvantagens do dropshipping

1. Satisfação do cliente

Com o dropshipping, o vendedor tem pouca influência na satisfação do cliente – essa é de longe a maior desvantagem desse tipo de comércio eletrônico. Não importa o quão bons são os produtos de uma loja, se o fornecedor não envia a embalagem no prazo, se o envio demora muito, se o produto está danificado ou se o pior caso não chega, sua reputação online estará em perigo.

Resolver o problema é difícil se você não sabe onde as mercadorias estão localizadas e o fornecedor não pode ser encontrado. Frequentemente, a opção mais simples é concordar em reembolsar o cliente.

2. Custos de envio elevados

Outra desvantagem é que, quando você oferece mercadorias de diferentes fabricantes ou atacadistas e o cliente pede vários produtos, pode acontecer que os custos de envio aumentem. Nesse caso, você tem duas opções: ou você cobra do cliente os custos de envio (que provavelmente não concluirá a compra) ou você paga a maioria dos custos de envio.

3. Baixa margem de lucro

O que nos leva à próxima desvantagem, talvez a mais significativa: a baixa margem de lucro. Mesmo com a prerrogativa de encontrar um fornecedor que ofereça preços acessíveis, para gerar um lucro significativo você precisará oferecer seus produtos a um preço altíssimo. Mas é provável que sua concorrência ofereça o mesmo produto por um preço menor, conquistando assim sua clientela.

Esse foi o nosso guia onde explicamos as desvantagens e vantagens, além de contar de forma clara o que é dropshipping. Qual sua opinião sobre esse método de vendas? Está pensando em entrar no e-commerce? Conte a nós, comente abaixo. Até a próxima!