O que é backup? – Aprenda 5 maneiras diferentes de fazer!

O Que é Backup
News,

O que é backup? – Aprenda 5 maneiras diferentes de fazer!

O que é backup? Como funciona esse tipo de salvamento de arquivos? Onde fica armazenado um arquivo quando é feito um backup do mesmo? Como posso realizar um backup em Windows, Mac, Android ou dispositivo com sistema operacional iOS? Essas são dúvidas que responderemos no decorrer de nosso conteúdo.

A realidade é que atualmente salvar nossos arquivos é quase que algo obrigatório. Sejam fotos ou nossas conversas de WhatsApp, ter acesso a um backup rápido nos garante que os arquivos estarão salvos em um local seguro, seja em um dispositivo físico ou em alguma nuvem. Quer entender melhor o que é backup e como fazê-lo? Leia conosco!

O que é backup?

Afinal, O Que é Um Backup
Afinal, o que é um backup?

O que é backup, afinal? É uma cópia do que está na memória do computador, smartphone ou tablet, mas guardado em um local diferente na memória do próprio aparelho. Por exemplo, suponha que você tenha muitas fotos em seu computador e também queira copiá-las para outro lugar (por exemplo, em um disco, espaço na nuvem ou em outro lugar) para garantir que não as perca se o computador quebrar. Nesse caso, você pode dizer que fez uma cópia de backup de suas fotos.

O que é backup? O backup é usado para ter uma cópia de seus arquivos sempre disponível se, por um motivo ou outro, houver problemas no dispositivo original em que foram salvos: não pense apenas em problemas físicos (por exemplo, o colapso real do disco ou dispositivo inteiro), porque as cópias de backup podem ser úteis em muitas outras situações.

Apenas para dar alguns exemplos práticos, os backups também podem ser úteis se um arquivo importante for excluído acidentalmente ou, novamente, se o dispositivo no qual os dados estão localizados for perdido ou roubado (os arquivos salvos não seriam perdidos para sempre, pois estão seguros em uma cópia de backup). 

Como fazer um backup?

Como Fazer Um Backup
Como fazer um backup?

Bem, já sabemos o que é backup, mas e como realizá-lo? Conforme mencionado na introdução, vamos ensinar hoje a como fazer um backup tanto em Windows, quanto em um Mac, Android ou iOS. Você que já sabe o que é backup, aprenda a realizá-lo. Leia conosco:

O que é backup no Windows?

O sistema operacional Windows já possui um programa instalado que permite a criação rápida de backups. Você pode salvar seu backup em um disco já presente no PC, em um disco rígido externo ou em um local de rede. Se você tem o Windows 10, pode usar o histórico de arquivos para fazer backup do seu PC.

Para usar esta ferramenta, clique no botão “Iniciar” e depois no botão “Configurações”. Em seguida, selecione o item “Atualização e segurança” e, em seguida, o item “Backup”. Clique no botão “+” agora próximo a “Adicionar uma unidade” e siga as instruções simples na tela para concluir o procedimento.

Se você tem o Windows 7 ou Windows 8.1, pode criar um backup dos seus dados clicando no botão “Iniciar” e a seguir no item “Painel de Controle”. Na janela que se abre, clique no item “Sistema e Segurança” e, por fim, no item “Backup e Restauração.” Agora clique no link “Criar imagem do sistema” à esquerda e siga as instruções na tela. 

Mac OS

Você tem um Mac e quer entender o que é backup para fazê-lo? Nesse caso, a Apple oferece o “Time Machine”: é um programa já instalado no sistema operacional que, em poucos passos simples, permite criar um backup completo do seu Mac em um drive externo, em um disco já montado em seu Mac ou em um disco na rede.

Para acessar o Time Machine, vá para “Preferências do Sistema” e selecione “Time Machine” na janela que se abre. Agora clique no botão “Selecionar disco de backup” e, em seguida, no botão “Adicionar/Remover disco da lista”, selecione o disco que deseja usar e pressione o botão “Usar disco”.

Feito isso, o Time Machine criará automaticamente backups de hora em hora das últimas 24 horas, backups diários do último mês e backups semanais dos meses anteriores.

Android

Existem muitas maneiras de criar um backup do Android que você pode usar dependendo do seu objetivo. Por exemplo, o sistema operacional permite que você crie um backup de aplicativos instalados e seus dados, alarmes salvos, algumas configurações e outros aspectos do Android na nuvem usando a conta do Google. Para ativá-lo, toque no ícone “Configurações” na lista de aplicativos, depois toque no item “Backup e Restauração” e novamente no item “Backup de meus dados”.

Em seguida, mova a chave para “On” com um toque para ativar o recurso e, por fim, selecione a conta do Google a ser usada para o backup (aquela já configurada para a Play Store vai servir). Para restaurar tudo depois de formatar o Android ou depois de comprar um novo dispositivo, basta usar a mesma conta e esperar que tudo seja reiniciado.

iOS

O método integrado para criar backups do iOS é usar o iCloud, o espaço online oferecido pela Apple. Para ativar esta função, pressione o ícone “Configurações” do seu dispositivo, toque no seu nome e depois na entrada do iCloud.

Agora toque no item “Backup do iCloud” e mova a chave correspondente ao item “Backup do iCloud” para “On”. Se você usa um sistema operacional anterior ao iOS 10.3, para acessar a seção apropriada, deve tocar no botão “Configurações”, em seguida, ir até o item “iCloud” e tocar nele e, finalmente, pressionar o item “Backup”.

Backup na nuvem

Backup Na Nuvem
Backup na nuvem

Os serviços em nuvem podem ser divididos em várias categorias: há serviços de armazenamento em nuvem, como Google Drive e Dropbox, que permitem armazenar seus dados na nuvem (como em um disco rígido de rede) e sincronizá-los em vários dispositivos automaticamente.

Além desses, existem soluções pensadas especificamente para backup, como o Carbonite, que permite criar backups de todo o PC e salvá-los online de forma totalmente automática, sem que o usuário tenha que mover os arquivos manualmente. O Google Drive e o Dropbox são gratuitos nas versões básicas, que oferecem uma quantidade limitada de espaço na nuvem e vêm com planos pagos.

Agora que já entendeu melhor o que é backup e até mesmo aprendeu a realizá-lo, que tal fazer um backup de todos os seus arquivos? Siga nosso passo a passo e realize seu backup. Até a próxima!