News, Tecnologia,

Nokia e Microsoft anunciam acordo

Depois de ver sua participação no mercado de smartphone despencar, a Nokia resolveu se juntar a Microsoft no desenvolvimento dos seus telefones.

A história é relativamente simples: a Nokia está perdendo mercado rápido, graças aos celulares com Android e ao iPhone. Seu sistema para telefones, o Symbian, não atraí ninguém a não ser ela mesma. No quesito hardware, ao contrário do que acontece com o sistema operacional, ela se sai muito bem tendo aparelhos sólidos na construção e com recursos ótimos, mesmo que muitas vezes sejam feios de doer.

O que fazer num cenário desses? Adotar o Android seria a saída mais óbvia para uma empresa que quer continuar líder no mercado. No entanto, não foi isso que a gigante finlandesa fez. Hoje a empresa anunciou um acordo com a Microsoft no qual seus smartphones rodarão o novo Windows Phone 7. O futuro falecido Symbian ficará legado aos dispositivos intermediários e de entrada, com menos recursos e menos desenvolvimento ativo.

A Microsoft ganha um suspiro com seu Windows Phone já que, até agora, ele não emplacou, apesar dos avanços em relação ao Windows Mobile.

Resumindo a história, duas empresas que estão perdendo terreno se juntam, para serem massacradas juntas, ou não.