Cultura,

IOF-MG – Cultura lança Visita Virtual ao Museu Casa Guignard

Alberto da Veiga Guignard (Nova Friburgo RJ 1896 - Belo Horizonte MG 1962)

.Nesta sexta-feira (25), o pintor e desenhista Alberto da Veiga Guignard completaria 115 anos. Em comemoração à data, Minas Gerais, terra amada pelo artista plástico brasileiro, é presenteada com o lançamento do projeto Visita Virtual ao Museu Casa Guignard, uma ação da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio da Superintendência de Museus. O evento de abertura será no Museu Casa Guignard, localizado na rua Conde de Bobadela, 110 (antiga rua Direita), em Ouro Preto, na região Central do Estado, às 15h30.

A Visita Virtual é uma forma interativa de apresentar ao interessado o acervo sobre a vida do artista e as ruas de Ouro Preto que ladeiam a instituição. O intuito é que o visitante seja transportado para as montanhas de Minas Gerais desenhadas por Guignard e possa conhecer seu mundo, mesmo a distância, por meio de qualquer computador com acesso à internet, seja em português ou francês.

Conhecido por seu amor às terras mineiras, em especial pela histórica Ouro Preto, Guignard tem sua memória guardada em museu situado nas ladeiras de Vila Rica. O projeto “Era Virtual”, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, em 2010, conta com imagens de altíssima qualidade, áudios explicativos, acesso à coleção de cartões dedicados a Amalita, possibilidade de folhear o livro de dedicatórias do mestre, assistir ao vídeo sobre o artista, entre outras características que tornam a visita obrigatória.

Como participar

Para conhecer o Museu Casa Guignard, pela internet, basta acessar o site www.eravirtual.org. O museu também ficará aberto, de terça a sexta-feira, das 12 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas. O valor do ingresso é de R$ 2, sendo possível agendar visitas pelo telefone (31) 3551-5155.

O interessado pode, ainda, por meio do mesmo site, conhecer virtualmente outros museus mineiros e brasileiros.

Fonte: http://www.iof.mg.gov.br/geral/geral/Cultura-lanca-Visita-Virtual-ao-Museu-Casa-Guignard.html