Como usar o ponto de interrogação de forma correta

Ponto De Interrogação
Dicas,

Como usar o ponto de interrogação de forma correta

0
(0)

Todos sabemos que o ponto de interrogação é um símbolo que é utilizado para fazer uma pergunta ou tirar uma dúvida sobre algo, mas o que poucos sabem, é diferenciar o uso do ponto de interrogação em frases.

Devemos saber que o ponto de interrogação tem que ser apenas utilizado em frases interrogativas diretas. As frases interrogativas diretas são frases que são geralmente iniciadas com pronomes interrogativos, por exemplo: qual, que, quem, quanto, por que, onde etc.

Erros comuns

Um erro comum no uso do ponto de interrogação é não saber usar ele em frases interrogativas diretas e indiretas, perceba a diferença na pontuação das duas frases:

  • Quanto custa essas maçãs?
  • Gostaria de saber que horas passa o ônibus.

Sabemos que ambas as frases são interrogativas, porém a diferença é que a primeira frase “Quanto custa essas maçãs?” é uma frase interrogativa direta, e por isso, o uso do ponto de interrogação na frase é obrigatório. Já a frase “Gostaria de saber que horas passa o ônibus” é uma frase interrogativa indireta, assim tendo que terminar com ponto final.

Um fator importante é a entonação da sua voz na hora de fazer uma pergunta, a entonação de sua voz muitas vezes determina se a sua frase é uma pergunta ou uma afirmação. Por exemplo, temos a frase “Você vai pra escola.” e a frase “Você vai pra escola?” ambas as frases são quase iguais, a única diferença na hora de falar é o tom da voz, só assim é possível deixar claro que é uma pergunta.

Formas diferentes de usar o ponto de interrogação

Existem outras formas de se usar o ponto de interrogação na língua portuguesa, um exemplo é a interrogação com aspas, que é utilizada quando a pergunta é feita por outra pessoa, como um personagem. Resumindo ela é usada quando se tem uma citação de alguém formulando uma pergunta. Um bom exemplo da interrogação com aspas é por exemplo

  • Maria perguntou: “Quem foi pra escola hoje?”

A interrogação com exclamação também é bastante usada quando fazermos uma pergunta e ao mesmo tempo estamos afirmando algo expressando sentimentos, como raiva e alto tom de voz. Exemplo:

  • Como você pode fazer isso?!

Também existe a interrogação com reticências, as reticências são utilizadas sempre após a interrogação, ela é usada quando a pergunta tem o envolvimento de dúvidas. Exemplo:

  • O que o João está fazendo?…

Lembrando que dependendo da utilização da exclamação e interrogação, a ordem dos pontos pode indicar uma frase mais exclamativa [!?] ou mais interrogativa [?!].

O ponto de interrogação duplicado ou triplicado

Assim como a exclamação, o ponto de interrogação também pode aparecer mais de uma vez ou mais de duas vezes, mesmo essa utilização não sendo oficial na gramática, ela continua sendo bastante usada em livros ou roteiros de filmes para enfatizar o sentimento do que está sendo expresso na pergunta, Exemplo:

  • Posso??? (quando algo é pedido várias vezes)
  • O que??? (sentimento de espanto sobre o ocorrido)
  • Como assim??? (sentimento de espanto sobre o ocorrido)

A origem do ponto de interrogação

De acordo com E. C. Brewer no em sua obra Dictionary of Phrase and Fable, o ponto de interrogação é uma abreviação do latim “quaestio” que tem o significado de “questionar”, “questão” ou “interrogação”. Essa abreviatura era representada antigamente pela sigla “qo” que depois de muito tempo foi reduzida apenas para um “q” maiúsculo, posicionado em cima de um “o” pequeno.

E aqui estamos hoje em dia! usando o ponto de ponto interrogação apenas como “?” que foi a alteração final da grafia da letra, assim fazendo o ponto de interrogação que conhecemos atualmente.

Mais alguma dúvida de pontuação ou curiosidade? Basta enviar pelo formuário ou por comentario. 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.