Forro de PVC: 5 cuidados essenciais para sua durabilidade!
O forro de PVC é um material acessível que está disponível no mercado para diversos fins, podendo ser utilizados para decorar o ambiente, revestir um cômodo, oferecer praticidade na manutenção e limpeza, dentre outros.
Para que ele consiga atingir o seu auge, durando por muitos anos e se mantendo apresentável neste período de uso, é preciso realizar alguns cuidados de rotina. Por exemplo, passar um pano no forro de PVC semanalmente, analisar se há pontos a reparar, realizar o processo de limpeza e secagem corretamente, etc.
A seguir, vamos conferir 5 dicas que irão contribuir para que você mantenha o forro de PVC na melhor aparência e cumprindo seu papel com maestria. Leia conosco, vamos lá!
Limpe regularmente o forro de PVC

Uma excelente maneira de evitar que o forro fique com um aspecto amarelado e manchado é realizando a limpeza regular. Dessa forma, você irá evitar que se acumule sujeira no local e, consequentemente, que se torne uma mancha permanente no seu forro de PVC.
Essa limpeza regular costuma ser bem leve, removendo a sujeira facilmente com um pano umedecido em água. Em casos onde o PVC já está muito sujo, talvez seja necessário utilizar algum produto de limpeza para remover manchas e outros tipos de sujeiras.
Seque o forro após a limpeza
Evite deixar que o forro fique molhado após realizar a limpeza, pois poderá resultar em marcas no material caso a água escorra. Se for utilizar produtos de limpeza, evite usar o mesmo pano para realizar a secagem.
Pegue um pano limpo e bem seco e passe com delicadeza no forro de PVC até que esteja bem seco. Essa é a melhor maneira de preservar o forro por muitos anos.
Evite o uso excessivo de produtos de limpeza
O certo seria limpar o forro de PVC apenas com um pano molhado, mas às vezes é necessário passar um produto.
Você pode utilizar produtos de limpeza, mas eles só são necessários em casos extremos de manchas, por exemplo. Do contrário, evite utilizá-los no forro para não desgastá-lo.
Dê preferência para detergentes neutros, vinagre branco e outros produtos leves.
Não permita que o forro de PVC fique exposto ao sol
A exposição ao sol poderá resultar no amarelamento do forro de PVC e até mesmo no enfraquecimento do material, o que não é vantajoso para ninguém. É preciso cuidar muito bem do produto para que ele dure por muitos anos, seja na limpeza, na exposição ao sol e até mesmo no momento da instalação e ao realizar manutenções.
O forro de PVC em si não perde a qualidade com o tempo, o que acontece é a degradação por esse tipo de situações – exposição ao sol, maus cuidados com o material, etc.
Ou seja, se quiser que ele realmente se mantenha útil por muitos anos, é preciso ter os devidos cuidados.
Faça reparos imediatamente se o forro de PVC for danificado
Por fim, não deixe que um forro de PVC danificado continue no local. Isso poderá resultar em acidentes, perda dos benefícios (como isolamento e proteção contra o fogo) e muitos outros prejuízos.
Por se tratar de um produto de baixo custo no mercado, a manutenção também costuma ser com um preço acessível e que não apresentará dificuldades para tal reforma.
Portanto, garanta que o forro de PVC no seu ambiente esteja devidamente instalado e sem problemas. Do contrário, cuide dos reparos necessários.
Todo o cuidado é uma forma de preservar o seu próprio produto, onde houve um investimento financeiro e que promete durar por muitos anos se as dicas acima forem seguidas.