BBC – Força Aérea da Líbia ataca cidade petrolífera controlada por rebeldes.

Internacional,

BBC – Força Aérea da Líbia ataca cidade petrolífera controlada por rebeldes.

0
(0)

Aviões da Força Aérea da Líbia lançaram novos ataques contra a cidade

Oposicionistas informaram sobre ataque aéreo das forças líbias em Brega

produtora de petróleo de Brega, no leste do país.
Um porta-voz dos oposicionistas ao regime do líder líbio Muamar Khadafi afirmou que os aviões bombardearam o aeroporto da cidade, onde fica um importante terminal de petróleo, além de atacar também forças rebeldes na cidade próxima de Ajdabiya. Não há informações de mortos ou feridos.

As forças leias a Khadafi chegaram a ocupar a cidade de Brega na quarta-feira, mas foram rechaçadas pelos rebeldes e empurradas para outro terminal de petróleo próximo, o de Ras Lanuf.

Esses combates deixaram 14 mortos. O ataque aéreo desta quinta-feira ocorreu enquanto os rebeldes ainda comemoravam o resultado da batalha de quarta-feira.

Khadafi perdeu o controle do leste da Líbia durante as duas semanas de rebelião no país, mas prometeu lutar para reconquistar a região.

Em um discurso transmitido na quarta-feira pela TV, Khadafi disse que “lutaria até o último homem e mulher” e ameaçou que milhares morreriam se ocorresse uma intervenção estrangeira no país.

Os oposicionistas estão pedindo a intervenção militar de forças estrangeiras com endosso da ONU contra as forças pró-Khadafi, mas os governos do Ocidente continuam cautelosos em relação a uma ação na Líbia.

Clique Veja em mapa como está a disputa pelas principais cidades líbias

Fronteira

Acredita-se que milhares de pessoas foram mortas na Líbia depois que forças de segurança dispararam contra manifestantes ainda nas primeiras fases dos protestos no país.

Em Haia, na Holanda, o Tribunal Penal Internacional anunciou o plano de iniciar uma investigação sobre possíveis crimes contra a humanidade cometidos na Líbia.

Há relatos, negados por Khadafi, de que as forças leais ao regime atacaram os rebeldes, inclusive usando contra eles armamento militar.

A violência levou a uma grande crise humana na fronteira da Líbia com a Tunísia, com dezenas de milhares de estrangeiros, muitos deles egípcios, tentando escapar do país mas sem conseguir voltar para casa.

Cerca de 75 mil pessoas já fugiram da Líbia para a Tunísia desde o início dos protestos e outras 40 mil estão esperando para passar para o outro lado da fronteira, segundo a ONU.

Grã-Bretanha, França, Espanha e outros países estão realizando transportes de emergência para retirar as pessoas reunidas nas fronteiras.

Londres decidiu enviar três aviões para fazer o transporte dos refugiados até o Egito. A França decidiu enviar um avião e um barco.

Fonte: BBC Brasil

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.