Quem inventou a Coca-Cola? – Conheça seus criadores!

John Pemberton Propaganda Coca
News,

Quem inventou a Coca-Cola? – Conheça seus criadores!

Quem inventou a Coca-Cola? Como essa bebida mundialmente conhecida e que acabou se tornando uma das maiores multinacionais da história surgiu? Qual foi o país de criação? É verdade que, inicialmente, a coca-cola era um xarope? Essas são perguntas que vamos responder hoje mesmo.

Portanto, caso sua dúvida seja sobre a história do refrigerante mais conhecido em todo o mundo, chegou até o lugar certo. Hoje vamos contar os detalhes que se iniciam desde o momento de sua criação, chegando aos dias atuais. Quer saber quem inventou a Coca-Cola? Leia conosco e descubra. Vamos lá!

A história da Coca-Cola

Quem inventou a coca-cola
A história da Coca-Cola

A Coca-Cola é uma das marcas mais conhecidas do planeta, praticamente todo mundo a conhece e sua história certamente merece nossa atenção. Se você é comerciante ou está simplesmente curioso para saber como nasceu o mito da Coca-Cola, neste artigo você encontrará alguns aspectos muito interessantes sobre a história do refrigerante mais famoso do mundo. Veja quem inventou a Coca-Cola:

Quem inventou a Coca-Cola?

Para entender quem inventou a Coca-Cola, precisamos voltar ao ano de 1886 em Atlanta nos Estados Unidos, onde um farmacêutico anônimo, John Pemberton, por pura diversão, inventa uma bebida cor de caramelo após misturá-la com água com gás, inicialmente comercializada como um xarope. Os clientes da próxima Farmácia acharam a ideia incrível.

Desde então, a Coca-Cola foi vendida naquela farmácia por cerca de 4 centavos o copo. As vendas começaram a correr tão bem que logo após o nascimento da Coca-Cola, em 1887, Pemberton decidiu patentear a receita no Escritório de Patentes dos Estados Unidos.

Quem inventou a Coca-Cola? Foi Pemberton, que realmente não entendeu a extensão de sua invenção e de fato, no mesmo ano, vendeu suas ações para outros sócios, entre eles o empresário de Atlanta, Asa Candler, que se torna o acionista majoritário e posteriormente o único proprietário do produto.

O começo do mito

Em 1888, a resposta para a sua dúvida sobre quem inventou a Coca-Cola, Pemberton, morreu, mas a história da Coca-Cola apenas começou. Candler, como um bom empresário que é, passa a distribuir Coca-Cola em todos os bares e discotecas de Atlanta equipados com torneiras. Logo em seguida, também será iniciado o engarrafamento da bebida. Esse detalhe vai permitir que a bebida exploda mesmo fora de Atlanta.

Em 1892, Candler se dedicou totalmente ao negócio da Coca-Cola e fundou a empresa que existe até hoje e se chama The Coca Cola Company. Em 1893 foi registrada a marca “Coca-Cola” e a partir desse ano Candler deu início também às primeiras campanhas de comunicação do produto.

Para ser ainda mais preciso, a primeira tática de marketing que Candler adotou foi a distribuição de cupons que davam direito a um copo de Coca de graça. Ele então começou a tornar a marca Coca-Cola conhecida, fixando-a em relógios, porta-bebidas, leques, etc.

Em 1894, a primeira fábrica foi inaugurada fora de Atlanta, em Dallas. No mesmo ano, Joseph A. Biedenharn, confeiteiro americano, viu que a Coca-Cola fazia tanto sucesso em seu restaurante que passou a engarrafá-la para distribuição aos viajantes, iniciando assim a verdadeira difusão do refrigerante. Em 1896, a Coca-Cola já era distribuída em todos os Estados Unidos.

História do nome Coca-Cola

História Do Nome Coca Cola
História do nome Coca-Cola

Um homem chamado Frank Mason Robinson, o contador de Pemberton, veio com o nome Coca-Cola e também cuidou do design da marca. Para explicar a origem do nome Coca-Cola, precisamos dar um passo atrás. Talvez nem todos saibam disso, mas na base da receita da Coca-Cola está uma bebida inventada por um químico francês, um certo Angelo Mariani. O vinho Mariani era uma bebida feita com folhas de coca deixadas para macerar no vinho da Borgonha.

Pemberton desenvolve seu refrigerante em um momento em que a proibição para a folha de coca começa a dar seus primeiros passos nos Estados Unidos. Sua variante, portanto, consiste em um xarope não alcoólico misturado com água gaseificada.

Na base da calda estão as folhas de coca e as nozes de cola. Robinson escolheu o nome Coca-Cola porque lhe soava bem e lembrava os dois principais ingredientes da receita, os responsáveis pelo aroma típico e pela presença da cafeína. Robinson não apenas deu o nome ao produto, mas também inventou a marca que conhecemos hoje.

História do logotipo

O logotipo da Coca-Cola, como você deve ter entendido, também é ideia do contador de Pemberton, Robinson, que imediatamente entendeu que o produto precisava de um sinal distintivo. Ele então optou pela escolha do itálico, que na época era amplamente utilizado.

Com o tempo, o logotipo da Coca-cola sofreu pequenas alterações, deixando de fora o período de dois anos 1890-1891, mas o logotipo atual é substancialmente o mesmo que o original.

Papai Noel da Coca-Cola

Se pedíssemos para você imaginar o Papai Noel, como você o imaginaria? Obviamente, pensaríamos em um velho jovial e rechonchudo vestido de vermelho. Adivinha quem ajudou a forjar essa imagem em nossas mentes? Todas as variantes do Papai Noel têm historicamente uma origem comum, ou seja, o bispo de Myra, que mais tarde se tornou um santo, São Nicolau.

Na iconografia russa de 1700, mas também no início de 1900, o Papai Noel é representado como um homem sempre vestido de verde. Em 1931, Archie Lee, diretor de criação da agência de publicidade da Coca-Cola, teve a ideia de representá-la como a vemos hoje e de criar o design que recorreu ao artista Haddon Sundblom. O Papai Noel do anúncio de Natal de 1931 se tornou o Papai Noel que conhecemos hoje.

Afinal, quem inventou a Coca-Cola?

John Pemberton
John Pemberton

E então, quem inventou a Coca-Cola? Como podemos ver, não existe apenas um inventor da bebida, mas sim alguns nomes importantes. O verdadeiro inventor da fórmula, foi Pemberton, porém quem deixou a marca famosa foi seu contador Robinson e o acionista majoritário, Candler. Ainda possui dúvidas sobre quem inventou a Coca-Cola? Comente abaixo que vamos tentar lhe ajudar a entender melhor essa história. Qual sua opinião sobre o assunto? Diga aqui nos comentários. Até a próxima!