O que é Sargaço

Mar De Sargaco
Meio Ambiente,

O que é Sargaço

Sargaço é um tipo de alga (ou algas) que flutua na Corrente do Golfo. É realmente incrível a quantidade e a freqüência com que ela aparece no Caribe e no Oceano Atlântico ocidental.
E quando aparece, você pode sentir o cheiro a uma milha de distância! Para entender do que se trata este “monstro marinho”, vamos dar uma olhada em suas origens e onde foram encontradas.

Origem da alga

Sargaço ou Sargassum flutuam na Corrente do Golfo e por isso tambem é chamado de alga do Golfo, alga marinha de bagas azuis ou erva daninha de homem-de-guerra. O sargassum é uma alga marrom; não é uma planta porque não tem raízes ou folhas. Ele flutua sobre a água e se move com correntes como madeira à deriva.

A planta sargassum tem bexigas de gás que a ajudam a flutuar, mas elas podem quebrar quando a planta morre e afundar no fundo do fundo do oceano, onde fornecem alimento para criaturas marinhas como amêijoas e caranguejos.

Tipos diferentes de sargaço

  • Fucus vesiculosus-brown alga
  • Saccorhiza algas polissícidas marrons
  • Algas Clathrus archeri castanhas

O grande problema

As algas florescem tão grandes que agora são visíveis do espaço em satélites: O Sargassum também está sufocando os recifes de corais do Caribe, exterminando espécies de peixes e estimulando o crescimento de outras espécies invasivas.

As flores das algas se tornaram cada vez mais comuns na última década, como resultado das mudanças climáticas e da poluição por nutrientes provenientes do escoamento da terra que entra no mar. Como alguns nutrientes não são escoados pela água da chuva ou facilmente decompostos por processos naturais nas águas costeiras, eles podem se acumular com o tempo e, quando o fazem, encorajam o crescimento de algas como o sargassum.

Sargassum Em Praia Do Caribe
Sargassum Em Praia Do Caribe

Segundo a NOAA, o florescimento de algas é um fenômeno normal: “As algas são uma parte natural do ecossistema marinho que ocorre regularmente nas águas costeiras dos Estados Unidos”, diz em seu website. Mas quando há muitos nutrientes na água – normalmente provenientes de fertilizantes e esgotos que fluem para o oceano, ou a mudança climática – as algas podem crescer fora de controle: “Quando esses nutrientes em excesso estão presentes, o fitoplâncton microscópico (plantas microscópicas) pode florescer”.

Como combater o Sargaço

Algum paises e ilhas afetados pela maré de sargaço finaciam redes marinhas para “pescar” as algas e assim evitar que batam em suas praias.

Infelizmente conter a origem do sargaço já não é mais possivel já que se trata de um processo de degradação de decadas.