O que é o Telegram? – Saiba como baixá-lo e como funciona!

O que é o Telegram?
Tecnologia,

O que é o Telegram? – Saiba como baixá-lo e como funciona!

O que é o Telegram? Ele é melhor do que o WhatsApp e o Messenger do Facebook? Por onde podemos baixá-lo? Em quais sistemas operacionais ele funciona e por que tantas pessoas estão utilizando ele atualmente?

O Telegram é reconhecido como uma alternativa ao WhatsApp como app de mensagens, mas vem ganhando maior espaço com o tempo e deseja passar o aplicativo gerenciado pelo Facebook em pouco tempo.

Neste conteúdo, buscamos trazer todas as informações necessárias para que você entenda de uma vez por todas o que é o Telegram, como ele funciona e como podemos realizar o download do mesmo. Leia com a gente e entenda!

O que é o Telegram?

O que é o Telegram?
O que é o Telegram?

Certamente você também já ouviu falar sobre o que é o Telegram, um aplicativo de mensagens instantâneas muito válido, que se compara bem com outros aplicativos populares, como WhatsApp e Facebook Messenger. No Brasil, é o segundo aplicativo mais utilizado para mensagens instantâneas. Neste artigo, explicaremos como funciona o Telegram e como usá-lo.

O aplicativo Telegram se parece muito com o WhatsApp, mas na verdade eles têm poucas coisas em comum. O Telegram nasceu em 2013 de uma ideia de um jovem empresário russo e seu irmão. Nascido 4 anos depois do WhatsApp, ele precisava oferecer algo diferente aos usuários e algo que o tornasse único.

Nos últimos anos, muitos usuários baixaram esse aplicativo: aconteceu acima de tudo em correspondência com uma desaceleração que atingiu os principais aplicativos de mensagens.

Agora é usado por milhões de brasileiros. Muitas vezes o aplicativo WhatsApp foi atacado em termos de segurança, e de fato, ao abrir o aplicativo Telegram imediatamente aparece à mensagem: “O aplicativo de mensagens mais rápido do mundo. É grátis e seguro”.

Com esta frase, ele expressa sua vontade de crescer e se tornar o líder entre os aplicativos de mensagens. Continue lendo conosco para entender melhor o que é o Telegram, como ele funciona e como baixá-lo em seu celular!

Como fazer o download do Telegram no Android?

Para baixar o Telegram de um dispositivo Android, você deve ir até a Play Store e escrever “Telegram” na barra de pesquisa no canto superior direito para confirmar e clicar em “Pesquisar”.

Entre os resultados da pesquisa aparecerá o símbolo de um avião de papel com fundo azul claro, se ainda tiver dúvidas verifique se o aplicativo foi desenvolvido pelo “Telegram Messenger LLP”, para confirmar que é o correto. Ao clicar em “Instalar”, você iniciará o download do aplicativo. Em seguida, você pode iniciar o aplicativo.

Como fazer o download do Telegram no iOS?

O aplicativo Telegram também pode ser baixado por quem possui um iPhone. Você tem que ir até a App Store, e na tela que vai abrir, no espaço de busca na parte superior, digitar “Telegram” e clicar em “Buscar”. Depois de encontrar o aplicativo, baixe-o clicando em “Instalar/Obter” e ao final do download clique no botão “Abrir”.

Como configurar o Telegram?

O que é o Telegram?
O que é o Telegram?

Depois de baixar o aplicativo em seu dispositivo iOS ou Android, a primeira coisa a fazer é configurá-lo. Para o primeiro acesso você deve usar o seu número de telefone, é um procedimento simples que só será feito na primeira vez para acessar, na verdade, para os acessos posteriores o aplicativo irá abrir automaticamente, assim como também acontece com o WhatsApp.

Para iniciar a configuração do Telegram, você precisa clicar no botão “Iniciar mensagens”. Um aviso informa ao usuário que para utilizar o Telegram é necessário ter no mínimo 16 anos.

Outras restrições também estão escritas nesta tela, tais como: proibição de publicação de conteúdo pornográfico, proibição de spam e golpes para outros usuários e proibição de promover violência em bate-papos.

Em seguida, na tela principal você deve indicar sua nacionalidade através do menu e inserir o número do seu celular. Após esses passos, você pode clicar em “V” para confirmar. O app vai lhe enviar uma mensagem com um código de confirmação, que deverá introduzir no mesmo para poder utilizar os serviços do Telegram.

Você precisará dar consentimento para que o aplicativo acesse os contatos em seu catálogo do próprio celular. Realizado o procedimento corretamente, você pode começar a usar o Telegram para enviar e receber mensagens com seus contatos, somente se eles também já tiverem baixado o Telegram e utilizá-lo.

O aplicativo pode solicitar que você ative notificações em seu smartphone para notificá-lo da chegada de novas mensagens. Se você tem um iPhone, também pode usar o Telegram através da assistente virtual Siri.

Como funciona o Telegram?

O que é o Telegram?
O que é o Telegram?

Agora que já sabemos o que é o Telegram e como baixa-lo, veremos como ele funciona. Para todos os dispositivos, seja Android ou iOS, o funcionamento é o mesmo.

É um aplicativo de mensagens caracterizado pela presença de uma nuvem, o que ajuda seu smartphone a não sobrecarregar sua memória, pois tudo ficará salvo na nuvem. Na verdade, todos os anexos de multimídia, como fotos ou vídeos, serão salvos automaticamente na nuvem.

O chat não é como os outros apps, ele é criptografado graças a um sistema que impossibilita a interceptação de mensagens. Você pode enviar os emojis clássicos, gifs, fotos, vídeos e mensagens de voz. Quem o desenvolveu o define como uma mistura entre um chat e um e-mail.

Na verdade, você pode enviar arquivos de todos os tamanhos, por exemplo, até mesmo um filme inteiro. Existem também alguns recursos avançados que o Telegram oferece, é um aplicativo que pode ser customizado.

Seu objetivo é se tornar um aplicativo completo e não se limitar às mensagens instantâneas. Também pode ser usado pela Web e por desktop para Windows e Mac. Agora que já sabe o que é o Telegram, faça sua conta e comece a usá-lo. Até a próxima!