O que é agorafobia? – Sintomas, causas e teste de fobia!

Saúde,

O que é agorafobia? – Sintomas, causas e teste de fobia!

0
(0)

O que é agorafobia? Agorafobia é o medo de estar em situações das quais não é possível escapar ou receber ajuda em caso de perigo. É uma condição complexa que não diz respeito apenas, como comumente se acredita, ao medo dos espaços abertos.

Uma pessoa que sofre de agorafobia pode ter medo de viajar em transportes públicos, para visitar um centro comercial, de sair de casa por medo de serem confrontados com situações particularmente estressantes que podem desencadear distúrbios (sintomas) típicos de um ataque de pânico: batida do coração acelerada, respiração rápida (hiperventilação), sensação de calor acompanhada de suor e mal-estar.

Normalmente, portanto, ele tende a evitar todas as situações que podem desencadear a ansiedade: prefere sair de casa apenas na companhia de um amigo ou ente querido, encomenda mantimentos online em vez de ir ao supermercado pessoalmente.

Este tipo de comportamento projetado para evitar o risco de estar errado, é definido como a prevenção do risco (prevenção). Neste conteúdo, vamos explicar de forma mais branda o que é agorafobia. Será que você é agorafóbico? Leia conosco e descubra!

Sintomas da Agorafobia

O que é agorafobia?
Sintomas de agorafobia

Afinal, o que é agorafobia? Quais são seus sintomas? A gravidade da agorafobia pode variar muito de indivíduo para indivíduo. Pessoas com agorafobia grave podem não conseguir sair de casa, enquanto outras com formas leves podem viajar curtas distâncias sem problemas. Distúrbios (sintomas) de agorafobia podem ser classificados em três tipos:

  • Físicos;
  • Cognitivos;
  • Comportamentais.

Como surge a Agorafobia?

Bem, já sabemos o que é agorafobia, mas e como ela surge? Normalmente, a agorafobia se desenvolve como uma complicação do transtorno do pânico, um transtorno de ansiedade que inclui momentos de medo intenso.

Desde que voltar a lugares ou reviver situações em que os ataques de pânico ocorreram no passado podem desencadear a ansiedade novamente, as pessoas com agorafobia geralmente tendem a evitá-los.

Em alguns casos, porém, não ocorrem ataques de pânico e o mal-estar sentido está ligado ao medo de situações gerais como crimes, terrorismo, doenças, acidentes. Eventos traumáticos, como luto, também podem contribuir para o desenvolvimento da agorafobia, assim como alguns genes herdados dos pais.

Causas da Agorafobia

O que é agorafobia?
Causas da agorafobia

A agorafobia, na maioria dos casos, desenvolve-se como uma complicação do transtorno do pânico. Visto que muitas vezes surge quando a pessoa se encontra em situações ou ambientes semelhantes aos que desencadearam um ataque no passado, o medo de que volte a ocorrer leva a evitar quaisquer circunstâncias de risco.

Transtornos do pânico

A causa exata do transtorno do pânico, como ocorre com muitas doenças mentais, não é totalmente identificada. No entanto, a maioria dos especialistas acredita que uma combinação de fatores biológicos e psicológicos pode estar envolvida.

Existem várias teorias sobre o tipo de fatores biológicos associados aos transtornos de pânico. O que é agorafobia em transtornos de pânico?

Uma das teorias argumenta que o transtorno do pânico está intimamente associado à reação de “lutar ou fugir”, uma reação de defesa “automática” posta em prática pelo corpo em caso de estresse ou perigo.

O corpo, de fato, em situações de ansiedade ou medo libera naturalmente hormônios, entre eles adrenalina, noradrenalina e cortisol, que aumentam a frequência respiratória e os batimentos cardíacos e preparam o corpo para lutar ou fugir.

Em pessoas com transtorno de pânico, a reação de “lutar ou fugir” pode dar errado, sem uma razão objetiva, e causar um consequente ataque.

Outra teoria sugere que um desequilíbrio nos níveis de substâncias que transportam informações entre as células do sistema nervoso central influenciam o humor e o comportamento. Isso, em determinadas situações, causaria uma reação de estresse excessivo, desencadeando a sensação de pânico.

A teoria da “rede do medo”, por outro lado, argumenta que os cérebros das pessoas com transtorno de pânico podem ter conexões diferentes das da maioria das pessoas. A causa dos ataques seria um mau funcionamento das partes do cérebro responsáveis pela sensação de medo e os efeitos físicos correspondentes.

Além disso, foram encontradas ligações entre os transtornos de pânico e a chamada “cognição do espaço”, ou seja, a capacidade de julgar onde se está em relação a outros objetos e pessoas.

Alguns indivíduos com transtorno do pânico, de fato, tendo um sistema enfraquecido de equilíbrio e cognição do espaço, em locais lotados experimentam uma sensação de opressão e desorientação que desencadeia o ataque de pânico. Os fatores psicológicos que aumentam o risco de ocorrência de agorafobia incluem:

  • Experiências traumáticas na infância, como a morte de um dos pais ou abuso sexual;
  • Eventos estressantes, como luto, divórcio ou perda do emprego;
  • Doenças mentais, como depressão, anorexia nervosa ou bulimia;
  • Abuso de álcool ou abuso de drogas;
  • Relacionamentos infelizes ou relacionamentos nos quais você é controlado de perto por seu parceiro.

O que é agorafobia sem transtorno do pânico?

O que é agorafobia?
O que é agorafobia sem transtorno do pânico?

Ocasionalmente, uma pessoa pode desenvolver agorafobia, mesmo que nunca tenha tido um transtorno ou ataque de pânico. Este tipo de agorafobia pode ser desencadeado por uma série de medos irracionais (fobias):

  • Medo de ser vítima de um crime violento ou ataque terrorista se você sair de casa;
  • Medo de ser afetado por uma doença infecciosa grave ao frequentar lugares lotados;
  • Medo de tomar ações inadvertidamente que possam ser uma fonte de constrangimento ou humilhação na frente de outras pessoas.

E então, entendeu melhor o que é agorafobia? Quer saber se você é agorafóbico? Então faça esse teste e descubra se você possui essa fobia. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.