Jornal de Santa Catarina – Pelo menos 15 pessoas já morreram afogadas no Litoral de Santa Catarina nesta temporada de verão

Home » News » Jornal de Santa Catarina – Pelo menos 15 pessoas já morreram afogadas no Litoral de Santa Catarina nesta temporada de verão

By nesqueci on 9 de Março de 2011. No Comments

Menina atropelada por lancha em Balneário Camboriú ainda corre risco de ter a perna amputada

Um dos principais atrativos do Litoral de Santa Catarina também é o responsável por um grande número de ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros do Estado. Desde o início da temporada de verão 2010/2011, pelo menos 15 pessoas já morreram afogadas no mar das praias catarinenses, segundo um levantamento do Corpo de Bombeiros. O número pode ser maior, pois só são contabilizados os afogamentos que aconteceram em locais onde há a presença de guarda-vidas.

Outro tipo de problema ainda mais frequente no mar são as embarcações à deriva. Os bombeiros já atenderam a 46 casos neste verão. Segundo o chefe de comunicação social da corporação, Altair Salésio Rodrigues, a falta de cuidado é a principal causa desse tipo de ocorrência e mostra o despreparo das pessoas para lidar com equipamentos náuticos. Ele explica que, assim como os carros, as embarcações também precisam de manutenção periódica antes de ir para o mar.

Primeiro acidente foi em Balneário Camboriú

Na última semana, uma menina de 11 anos foi atingida por uma lancha enquanto brincava em uma boia do tipo banana boat em Balneário Camboriú. Segundo Rodrigues, este foi o primeiro registro de acidente envolvendo embarcações nesta temporada.

A garota foi levada ao hospital com fraturas expostas e corre o risco de ter uma das pernas amputada. O piloto da lancha que bateu na banana boat, o juiz aposentado Disney Sivieri, de 64 anos, diz que não estava embriagado no momento do acidente e que a banana boat ficou atravessada na frente de seu barco.

Em 2009, um homem morreu após ser arremessado de um disco boat, também em Balneário Camboriú. Sandro Bilha, de 22 anos, era de Joinville e brincava na boia com amigos quando a lancha fez uma manobra e lançou o jovem para cima.

Sandro caiu de uma altura de 10 metros e bateu em outro banhista. O rapaz morreu devido a uma hemorragia interna causada pela ruptura de órgãos.

Como pedir ajuda

Em caso de acidentes náuticos ou afogamentos, a emergência do Corpo de Bombeiros deve ser acionada pelo telefone 193, de qualquer parte do Estado. A corporação dispõe, além das ambulâncias, de um helicóptero — que fica na base, em Florianópolis — jet skis e botes infláveis para atender às ocorrências.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,6,3233975,Pelo-menos-15-pessoas-ja-morreram-afogadas-no-Litoral-de-Santa-Catarina-nesta-temporada-de-verao.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *