INSS confirma indícios de que informações de beneficiários foram expostas em vazamento

inss-confirma-indicios-de-que-informacoes-de-beneficiarios-foram-expostas-em-vazamento
Tecnologia,

INSS confirma indícios de que informações de beneficiários foram expostas em vazamento

0
(0)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrentou recentemente uma séria vulnerabilidade em seu sistema, que levou à suspeita de vazamento de informações sigilosas de beneficiários. Esta brecha no sistema de segurança foi confirmada pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e reportada primeiramente pela “Folha de S.Paulo” e posteriormente pelo portal G1.

Detalhes do Incidente

A descoberta do problema surgiu após um aumento anormal nas solicitações de informações, detectado pelos sistemas de monitoramento do INSS e da Dataprev. Para abordar a questão, o INSS implementou uma atualização significativa em sua política de segurança. Anteriormente, o acesso ao sistema Suíbe era feito por meio de login e senha, comum entre diversos órgãos e servidores. Agora, o acesso exige certificado digital e criptografia, além de uma validação em duas etapas via VPN, aumentando significativamente a segurança contra acessos não autorizados.

Impacto e Resposta

As mudanças implementadas resultaram em uma suspensão das senhas em maio. Essa medida, de acordo com a assessoria de imprensa do INSS, dificultará o acesso malicioso às informações sensíveis dos cidadãos. Um indicativo do impacto positivo dessas mudanças é a queda significativa no número de reclamações registradas pela ouvidoria do INSS, especialmente em relação a empréstimos consignados. De mais de 900 reclamações mensais entre janeiro e março, o número caiu para pouco mais de 400 em maio.

Embora o sistema comprometido não permita a liberação de novos benefícios, ele contém dados cadastrais de pessoas com valores já concedidos, entre outras informações. Até o momento, não é possível determinar o alcance total dos vazamentos ou quantas pessoas foram afetadas.

Conclusão

Este incidente destaca a importância de sistemas robustos de proteção de dados e a necessidade de vigilância contínua contra ameaças cibernéticas, especialmente em instituições que gerenciam informações pessoais sensíveis como o INSS. As medidas tomadas pelo INSS são um passo na direção certa para fortalecer a segurança e restaurar a confiança dos beneficiários em sua capacidade de proteger suas informações vitais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Charles é formado em marketing e trabalha com internet desde 2002, quando a internet era "a lenha". Após anos trabalhando com conteúdo para consultorias, ele resolveu escrever sobre cultura pop e viagens para passar o tempo.