Festival de Cinema de Veneza adiciona Zhang Ziyi, James Gray, Agnieszka Holland e Giuseppe Tornatore ao júri

festival-de-cinema-de-veneza-adiciona-zhang-ziyi,-james-gray,-agnieszka-holland-e-giuseppe-tornatore-ao-juri
Cinema,

Festival de Cinema de Veneza adiciona Zhang Ziyi, James Gray, Agnieszka Holland e Giuseppe Tornatore ao júri

0
(0)

O Júri Internacional para o Festival de Cinema de Veneza deste ano foi finalizado após a confirmação prévia da atriz francesa Isabelle Huppert como presidente.

Novos Integrantes

Agora, o diretor e roteirista americano James Gray, o diretor e roteirista britânico Andrew Haigh, a diretora, roteirista e produtora polonesa Agnieszka Holland, e o diretor-roteirista brasileiro Kleber Mendonça Filho são as mais recentes adições ao júri. Eles se juntarão ao diretor, roteirista e produtor mauritano Abderrahmane Sissako, ao diretor-roteirista italiano Giuseppe Tornatore, à diretora-roteirista alemã Julia von Heinz e à atriz chinesa Zhang Ziyi.

Prêmios Prestigiados

O prestigioso Leão de Ouro para melhor filme e outros prêmios serão revelados durante a cerimônia de encerramento do festival, em 7 de setembro.

Carreira de James Gray

Gray fez sua estreia como diretor em 1994 com “Little Odessa”, que recebeu o Leão de Prata no Festival de Veneza. Seus outros projetos incluem “The Yards” (2000), estrelado por Joaquin Phoenix, “Two Lovers” (2008) e “The Immigrant” (2013). “The Lost City of Z” teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Nova York em 2016. O filme seguinte de Gray, “Ad Astra”, estrelado por Brad Pitt, foi exibido em competição em Veneza em 2019.

Carreira de Andrew Haigh

O britânico Haigh teve sucesso com seu aclamado “All of Us Strangers” (2023), estrelado por Andrew Scott e Paul Mescal. Seus filmes anteriores incluem “Lean on Pete” da A24, em competição no Festival de Veneza em 2017, “45 Years” da IFC’s Sundance Selects (2015) e o sucesso “Weekend” (2011).

Carreira de Agnieszka Holland

Holland ganhou o Prêmio da Crítica Internacional em Cannes com “Provincial Actors” (1978). Ela recebeu uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro por “Angry Harvest” em 1985. Em seguida, dirigiu “To Kill a Priest” (1988) e “Europa Europa” (1990), pelo qual ganhou um Globo de Ouro e recebeu sua segunda indicação ao Oscar de melhor roteiro. Em 2011, ela dirigiu “In Darkness”, ganhando sua terceira indicação ao Oscar. Seu filme “Spoor” ganhou o Urso de Prata no Berlinale em 2016. Holland dirigiu episódios das aclamadas séries “The Wire”, “The Killing”, “Cold Case” e “Treme”.

Carreira de Kleber Mendonça Filho

“Som ao Redor”, de Mendonça Filho, estreou em Rotterdam em 2012 e foi escolhido como representante do Brasil para o Oscar. Em 2016, “Aquarius”, estrelado por Sonia Braga, esteve em competição em Cannes. O filme foi indicado ao César e ao Independent Spirit Award. Em 2019, “Bacurau”, co-dirigido e co-escrito com Juliano Dornelles, ganhou o Prêmio do Júri em Cannes. “Retratos Fantasmas”, seu trabalho mais recente, estreou em Cannes em 2023.

Carreira de Abderrahmane Sissako

Sissako dirigiu na Mauritânia o filme “Waiting for Happiness” em 2002, apresentado em Cannes e vencedor do Prêmio FIPRESCI. Ele voltou a Cannes em 2006 com “Bamako” e novamente em 2014, em competição, com “Timbuktu”. O primeiro filme mauritano a ser indicado ao Oscar, “Timbuktu” ganhou sete prêmios César.

Carreira de Giuseppe Tornatore

Tornatore fez sua estreia como cineasta em 1985 com “Il Camorrista”. Em 1989, ganhou um Oscar de melhor filme estrangeiro com “Cinema Paradiso”. Seus projetos mais recentes incluem “A Pure Formality”, “Malena”, “The Star Maker”, “The Unknown Woman” e “Everybody’s Fine”.

Carreira de Julia von Heinz

Von Heinz ganhou o Prêmio de Cinema Alemão de Melhor Filme Infantil e Juvenil com sua estreia “Nothing Else Matters” em 2007. Seu filme “And Tomorrow the Entire World” esteve em competição em Veneza em 2020 e representou a Alemanha no Oscar. Sua controversa série de TV “Eldorado Kadewe” ganhou numerosos prêmios e foi adquirida pela BBC. Seu último filme, “Treasure”, estreou no Berlinale e no Tribeca em 2024. Atualmente, ela ensina direção na Universidade de Televisão e Cinema de Munique.

Carreira de Zhang Ziyi

Ziyi estreou no filme “The Road Home” de Zhang Yimou (1999). Sua atuação em “O Tigre e o Dragão” de Ang Lee (2000) lhe trouxe mais reconhecimento. Ela estrelou “Memórias de uma Gueixa” (2005) de Rob Marshall, pelo qual ganhou indicações ao BAFTA e ao Globo de Ouro. Ziyi também estrelou filmes como “Herói” (2002) e “O Clã das Adagas Voadoras” (2004), ambos de Zhang Yimou. Sua estreia como diretora, “Poem” (2021), foi lançada na China com aclamação da crítica. Seu último filme é “She’s Got No Name” de Peter Chan, com lançamento previsto para este outono.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Charles é formado em marketing e trabalha com internet desde 2002, quando a internet era "a lenha". Após anos trabalhando com conteúdo para consultorias, ele resolveu escrever sobre cultura pop e viagens para passar o tempo.