BBC Brasil – Notícias – Britânica sequestrada é morta em tentativa de resgate no Afeganistão
Uma mulher britânica sequestrada havia duas semanas no Afeganistão foi morta na noite de sexta-feira durante uma tentativa de resgate promovida por tropas americanas.
Linda Norgrove, de 36 anos, trabalhava há vários anos no Afeganistão para a organização não governamental americana DAI.
Desde o seu sequestro, no dia 26 de setembro, agências de inteligência britânicas, afegãs e americanas vinham trabalhando intensamente para tentar localizá-la na área montanhosa remota e difícil da Província de Kunar, no leste do país.
Norgrove teria sido levada de cidade a cidade por seus sequestradores, para despistar sobre seu paradeiro.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o ministro das Relações Exteriores do país, William Hague, teriam dado sua aprovação para a operação frustrada de resgate.
A ação envolveu forças americanas com o apoio de militares britânicos.
Os detalhes sobre a operação e a razão da morte de Norgrove ainda não foram divulgados.
Em um pronunciamento após a confirmação da morte, o ministro William Hague afirmou que “a responsabilidade por esse desfecho trágico está unicamente com os sequestradores”.
“Considerando quem a mantinha sequestrada e os perigos que ela enfrentava, julgamos que a melhor chance de Linda estava em uma tentativa de resgatá-la”, afirmou.
viaBBC Brasil – Notícias – Britânica sequestrada é morta em tentativa de resgate no Afeganistão.