Usher reflete sobre família, paternidade e perdão no discurso de conquista de uma vida no BET Awards
Usher foi homenageado com o prêmio pelo conjunto da obra na noite de domingo no BET Awards 2024 com uma performance tributo repleta de estrelas, seguida de um discurso carregado de autorreflexão que enfatizou perdão e paternidade.
Os lendários produtores Jimmy Jam e Terry Lewis subiram ao palco para apresentar o tributo, que começou com um vídeo mostrando uma montagem de sua carreira, que começou na adolescência e incluiu uma performance enérgica no Super Bowl no início deste ano. O vídeo contou com elogios de personalidades como Kevin Hart, Toni Braxton, L.A. Reid, Jermaine Dupri, Janelle Monáe e Jennifer Hudson.
Após o vídeo, Childish Gambino — o alter ego de Donald Glover — iniciou o tributo com uma versão desacelerada de “U Don’t Have to Call.” Keke Palmer então se juntou a ele no palco enquanto a música aumentava o ritmo. Palmer em seguida apresentou “You Make Me Wanna…”.
Summer Walker continuou a homenagem, cantando “Good Good,” que ela gravou com Usher e 21 Savage. Coco Jones então apresentou “There Goes My Baby,” interagindo de perto com muitos na plateia, incluindo o próprio Usher.
Marsha Ambrosius cantou “Superstar,” Chlöe subiu ao palco com “Good Kisser,” Tinashe apresentou “Nice & Slow,” Teyana Taylor e Victoria Monét fizeram uma versão ousada de “Bad Girl,” e Latto trouxe energia com “Yeah!”
Durante o tributo, as câmeras frequentemente focavam em Usher, que foi visto sorrindo e aplaudindo, aparentando estar apreciando cada uma das performances.
Depois da performance, Jam e Lewis trouxeram L.A. Reid e Kenneth “Babyface” Edmonds ao palco, que falaram sobre como ficaram impressionados com Usher em sua primeira audição aos 14 anos.
Usher então subiu ao palco, vestindo óculos escuros, uma jaqueta branca e jeans, visivelmente emocionado antes de começar seu discurso.
“Chegar até aqui definitivamente não foi fácil, mas valeu a pena”, disse ele, antes de notar que “gosto de falar e tenho um jeito com as palavras” e não havia escrito um discurso preparado porque queria que fosse “presente, neste momento” (seu discurso durou quase 15 minutos).
“Este prêmio pelo conjunto da obra, eu não sei, cara, é muito cedo para recebê-lo?” brincou. “Porque ainda estou correndo e atirando como fazia quando tinha 8 anos.”
Uma boa parte do discurso de Usher foi censurada, presumivelmente devido à linguagem, mas muito do que pôde ser ouvido encontrou Usher refletindo sobre sua família e ser pai.
Ele falou sobre seu pai — Usher Raymond III — que deixou a família quando ele era bebê. “Eu estava tentando entender esse nome que um homem me deu e que não ficou por perto porque não me amava”, disse ele, tirando os óculos para que a audiência pudesse ver sua expressão. “Você tem que ter um coração que perdoa para entender as verdadeiras dificuldades de um homem negro na América. Meu pai era produto disso.” Ele incentivou outros pais a estarem presentes na vida de seus filhos. “Este é o ano do pai. Defenda suas filhas e filhos e lidere. Dizem que o sucesso tem mil pais”, disse.
Ele também mencionou sua ex-esposa, Tameka Foster. “Estou tentando, Tameka,” disse, referindo-se ao significado de sua música “Good Good” e observando que estava “virando uma nova folha.” Ele mencionou como modelos outros ex-casais que se dão bem pelo bem dos filhos, incluindo Swizz Beatz e sua ex-esposa e atual esposa, Alicia Keys.
Usher também falou mais sobre perdão. “Temos que estar dispostos a perdoar. Temos que estar dispostos a nos abrir”, disse. “Estou dizendo a vocês, vocês estão diante de um homem que teve que perdoar um homem que nunca apareceu. E vejam o que consegui fazer. Mas isso é o que é real. Isso é o que nos torna humanos. Isso é o que nos torna mulheres e homens.”
Usher trouxe vários membros da família ao BET Awards 2024, incluindo sua esposa, Jennifer Goicoechea Raymond, sua mãe Jonnetta Patton, seus filhos Naviyd Raymond e Usher “Cinco” Raymond V, e seu irmão J. Lack.
Mais cedo na noite, Usher ganhou o prêmio de melhor artista de R&B/hip-hop no BET Awards.
Taraji P. Henson apresentou o show, que foi transmitido ao vivo pela BET do centro de Los Angeles.
Confira a lista dos vencedores do BET Awards 2024.
Contribuição de Justin Hagey para este relatório.