Shannen Doherty, estrela de 'Beverly Hills, 90210' e 'Charmed', morre aos 53 anos
Shannen Doherty, que estrelou em “Beverly Hills, 90210” e “Charmed” antes de deixar ambos os programas produzidos por Aaron Spelling devido a conflitos com colegas de trabalho, perdeu sua longa batalha contra o câncer. Ela tinha 53 anos.
Doherty faleceu no sábado. Ela foi diagnosticada com câncer de mama em março de 2015; após tratamento e várias cirurgias, ela anunciou em abril de 2017 que estava em remissão. Em fevereiro de 2020, ela revelou emocionada no “Good Morning America”: “Estou no estágio 4 — meu câncer voltou,” e em junho de 2023 disse que o câncer havia se espalhado para seu cérebro.
Declaração Oficial
“Com um coração pesado, confirmo o falecimento da atriz Shannen Doherty. No sábado, 13 de julho, ela perdeu sua batalha contra o câncer após muitos anos lutando contra a doença,” disse a publicista Leslie Sloane em um comunicado à revista People. “A dedicada filha, irmã, tia e amiga estava cercada por seus entes queridos, assim como seu cachorro, Bowie. A família pede privacidade neste momento para que possam lamentar em paz.”
Carreira e Sucessos
Após ocupar papéis regulares nos programas da NBC “Little House on the Prairie” e “Our House” e estrelar o aclamado filme “Heathers” (1988), Doherty foi contratada em 1990 para interpretar Brenda Walsh em “Beverly Hills, 90210”, criado por Darren Star. Sua personagem e seu irmão gêmeo, Brandon (Jason Priestley), se mudam de Minnesota para a Califórnia com seu pai e tentam se adaptar ao West Beverly High.
No entanto, Doherty foi demitida do programa após a conclusão da quarta temporada em maio de 1994, em meio a relatos de conflitos com seus co-estrelas e produtores. Ela não se ajudou quando, no meio das filmagens do final da temporada, cortou o cabelo, o que dificultou a continuidade do episódio.
“Definitivamente houve um tempo em que eu não queria estar lá. Eu estava infeliz,” ela disse à Entertainment Weekly em 2005. “Parece estranho dizer que eu estava em um programa de sucesso ganhando muito dinheiro e estava infeliz, porque isso me faz parecer ingrata — eu não era.”
Papel em “Charmed” e Conflitos
Doherty estrelou com Ben Affleck e Jason Lee em “Mallrats” (1995), de Kevin Smith, e voltou ao horário nobre quando foi escalada como Prue Halliwell, a mais velha das três irmãs bruxas — Alyssa Milano como Phoebe e Holly Marie Combs como Piper eram as outras — na série “Charmed”, criada por Constance M. Burge.
Doherty e Milano não se davam bem, e Prue foi morta por um assassino demoníaco no final da terceira temporada em maio de 2001. Rose McGowan ostensivamente a substituiu no elenco.
Reflexão Sobre o Passado
“Diplomacia não era meu forte naquela época, e eu era muito vocal sobre coisas que realmente poderiam ter sido deixadas de lado,” escreveu Doherty em seu livro de 2010, “Badass: A Hard-Earned Guide to Living Life With Style and (the Right) Attitude”. “Quem se importava se eu achava um episódio estúpido? Quem se importava com o que eu achava do roteiro? Era meu trabalho fazer o meu melhor com o que estava na minha frente.”
Primeiros Anos e Outros Trabalhos
Shannen Maria Doherty nasceu em 12 de abril de 1971, em Memphis, Tennessee. Sua mãe, Rosa, era dona de um salão de beleza, e seu pai, Tom, era consultor financeiro, que teve problemas de saúde por anos antes de falecer em 2010, aos 66 anos.
Doherty trabalhou em comerciais da Pepsi quando tinha 10 anos e depois apareceu em um episódio de duas partes de “Father Murphy”, estrelado por Merlin Olsen e produzido por Michael Landon, em 1981.
Doherty foi contratada para interpretar Jenny Wilder — adotada por Laura (Melissa Gilbert) e Almanzo (Dean Butler) após a morte de seu pai — na última temporada de “Little House on the Prairie”, também produzido por Landon. Ela também interpretou Jenny em três telefilmes subsequentes.
Últimos Anos e Realizações
Após “Charmed”, Doherty apareceu como ela mesma em “Jay and Silent Bob Strike Back” (2001) e “Naked Gun 33 1/3: The Final Insult” (2004); estrelou vários telefilmes; e interpretou a filha ilegítima de um bilionário na curta série de drama da Fox “North Shore”.
Nos reality shows, competiu em “Dancing With the Stars”, apresentou “Breaking Up With Shannen Doherty” e “Scare Tactics”, e estrelou “Shannen Says”, onde planejou seu casamento de 2011 com o fotógrafo Kurt Iswarienko, e “Off the Map with Shannen & Holly”, onde voltou a se reunir com Holly Marie Combs.
Batalha Contra o Câncer
Sobre seus problemas em “90210”, Doherty disse à People em 2019: “Alguém tinha um problema com meu atraso, mas talvez não soubessem que eu estava atrasada porque meu pai estava no hospital, ou talvez porque eu estava em um casamento horrível. Eu não compartilhava, ou não perguntavam. Não estou dizendo que foi tudo um mal-entendido, mas uma grande parte foi.”
Ela voltou como Brenda para sete episódios da primeira temporada de um reboot de 2008-13, e para “BH90210” em 2019, onde interpretou uma versão de si mesma. Doherty continuou trabalhando mesmo após saber que seu câncer havia retornado e que seu ex-colega de elenco Luke Perry havia falecido aos 52 anos.
“Um dos motivos, junto com Luke, que me fez fazer ‘BH90210’ e não contar a ninguém [que o câncer havia voltado] foi porque pensei, as pessoas com estágio 4 também podem trabalhar,” ela disse. “Nossa vida não termina no minuto em que recebemos esse diagnóstico. Ainda temos um pouco de vida para viver.”
Rick Porter contribuiu para este relatório.