Scarlett Johansson diz que OpenAI imitou sua voz no ChatGPT: ‘Fiquei chocada’
A atriz Scarlett Johansson declarou nesta segunda-feira (20) que precisou entrar em contato com a OpenAI para reclamar sobre o lançamento da nova versão do robô falante do ChatGPT, o GPT-4o, em 13 de junho. Johansson afirmou que o modelo, chamado Sky, imitava sua voz e seu jeito de falar.
A empresa anunciou que interrompeu o uso do modelo após as queixas da atriz.
Rejeição de Convite Além de interpretar a heroína da Marvel em “Viúva Negra” (2021), Johansson é conhecida por seu papel em “Ela” (2013), onde deu voz a uma assistente digital. Em comunicado enviado à NPR e ao jornal “Washington Post”, a atriz revelou que foi procurada pelo presidente executivo da OpenAI, Sam Altman, para licenciar sua voz para o novo modelo de IA, mas recusou por “motivos pessoais”.
Johansson explicou: “Nove meses depois, meus amigos, família e o grande público notaram quanto o novo sistema ‘Sky’ soava como eu. Quando escutei a demonstração divulgada, fiquei chocada, brava e incrédula que o senhor Altman buscasse uma voz que soasse tão estranhamente como a minha que meus amigos mais próximos e veículos de mídia não pudessem notar a diferença.”
Reação de Scarlett Johansson Segundo a atriz, Altman insinuou a similaridade intencional ao tuitar uma única palavra, ‘her’, uma referência ao filme “Ela” onde Johansson deu voz à personagem Samantha, um sistema de conversa que forma um relacionamento íntimo com um humano.
Johansson disse que Altman entrou em contato novamente dois dias antes da demonstração do GPT-4o, pedindo que ela reconsiderasse a oferta. Antes que pudesse responder, o sistema foi lançado. Devido a isso, ela contratou um advogado que enviou cartas à OpenAI e a Altman, expondo a situação e questionando o processo por trás de Sky. Como resultado, a OpenAI concordou em pausar o uso da voz.
“Acreditamos que estas são questões que merecem clareza absoluta em uma época na qual estamos todos lutando contra deepfakes e com a proteção da nossa própria imagem, do nosso próprio trabalho, das nossas próprias identidades,” declarou Johansson.
Resposta da OpenAI A OpenAI não respondeu às perguntas do jornal, mas ao anunciar a interrupção do uso da voz de Sky, defendeu-se das comparações. “Acreditamos que as vozes da IA não devem imitar deliberadamente a voz distinta de uma celebridade – a voz de Sky não é uma imitação de Scarlett Johansson, e pertence a uma atriz profissional diferente, usando sua própria voz natural,” afirmou a empresa.
A OpenAI disse que não pode revelar o nome da atriz que emprestou sua voz para criar a Sky para preservar sua privacidade. As vozes do ChatGPT foram gravadas entre junho e julho de 2023 após uma seleção envolvendo mais de 400 candidatos, com o objetivo de encontrar vozes atemporais, carismáticas e que inspirassem confiança.