Qual a função do adjuvante na agricultura?
Ter conhecimento sobre formas de aumentar a eficácia dos defensivos agrícolas é extremamente importante, e os adjuvantes são referência nesse aspecto. Devido a sua eficácia, não são poucas as plantações que utilizam desses compostos como garantia de segurança.
Entretanto, apesar de muito eficientes, não são todos que conhecem o quão eficazes são esses compostos. Por isso, é interessante compreendê-los adequadamente para permitir que sua lavoura seja a melhor possível!
O que são adjuvantes?
Os adjuvantes são produtos destinados a facilitar a ação de defensivos agrícolas. Para isso, adiciona-se os compostos nas caldas que contém os defensores ou na própria formação destes.
Essa criação será responsável por auxiliar no combate a problemas que acometem constantemente as lavouras. A partir disso, pode-se garantir a estabilidade adequada para a plantação e evitar a propagação de problemas que ocorrem sem a devida proteção da lavoura.
Somente com isso podemos perceber que esses produtos precisam ser preparados com muito cuidado para oferecer os resultados necessários. Por isso, contar com uma empresa confiável, como é o caso da Rigrantec, é indispensável para obter os compostos mais adequados do mercado!
Qual a função do adjuvante na agricultura?
A principal função do adjuvante é ajudar os compostos que defendem a lavoura a se tornarem mais eficazes, seja aumentando os seus efeitos ou através de modificações na composição.
Entretanto, mesmo com o auxílio fornecido aos defensores, um adjuvante não possui propriedades fitossanitárias. Por isso, é preciso utilizar esses compostos sempre que for necessário o controle de problemas na lavoura. Ainda, cabe comentar que o adjuvante fortalece efeitos de outros compostos caracterizados como ativos. É o caso de fertilizantes e fungicidas, por exemplo.
Benefícios dos adjuvantes para a lavoura
O primeiro benefício é o combate às pragas, conforme já informamos. Com o uso de adjuvantes, é possível garantir que sua lavoura não seja comprometida e perca eficiência. Portanto, coisas como ervas daninhas, pragas e doenças são alguns dos exemplos mais conhecidos que o composto ajuda a evitar.
O auxílio fornecido pelo uso de um adjuvante também é responsável por facilitar a aplicação de defensivos agrícolas como herbicidas, inseticidas e outros conhecidos. Dessa forma, há menores chances de pulverizações sem eficácia.
Quando utilizar adjuvantes?
Esses compostos são recomendados com bastante frequência para lavouras localizadas em regiões nas quais há muitos fatores que causam perdas de eficiência dos defensivos. Logo, locais com variações ambientais muito fortes, misturas com muita espuma e até problemas na água podem exigir um adjuvante para melhor estabilidade da plantação.
No entanto, de maneira geral, os adjuvantes podem ser utilizados sempre que for necessário controlar os problemas para lavoura citados anteriormente. Ao potencializar a ação dos defensivos agrícolas, será possível obter um melhor controle de pragas, por exemplo, evitando assim comprometer a integridade da plantação.
Como aplicar adjuvantes na lavoura?
O primeiro passo para a aplicação de adjuvantes na lavoura é ler a bula do defensivo agrícola escolhido atentamente. Assim, você consegue obter informações preciosas do produto e ver se ele já contém o composto, o que torna desnecessário o acréscimo de mais.
Caso seja preciso acrescentar, observe cuidadosamente as quantidades recomendadas juntamente com as recomendações para uso. Elas estão presentes no receituário agronômico do produto e são essenciais para evitar danos na plantação com a alta dosagem. Por fim, basta colocar o adjuvante da maneira correta e com as quantidades adequadas na calda de pulverização e aproveitar os efeitos.
Logo, percebe-se como a aplicação correta de um adjuvante pode ser eficaz e auxiliar muito o funcionamento da lavoura. Se você deseja ter esses compostos a sua disposição e colher todos os benefícios citados, é fundamental conferir os produtos inovadores e eficientes que a Rigrantec oferece!