O que é Black Friday – Entenda sua origem, Black Weekend e Cyber Monday!

O que é Black Friday?
News,

O que é Black Friday – Entenda sua origem, Black Weekend e Cyber Monday!

O que é Black Friday? Black Friday se trata da sexta-feira após o Dia de Ação de Graças na tradição norte-americana, marcando o início da temporada de compras de Natal. Neste dia todas as lojas online e físicas oferecem descontos incríveis e ofertas especiais.

Atualmente, esse se tornou um fenômeno mundial e já chegou inclusive aqui no Brasil. Vamos descobrir como funciona a Black Friday, onde nasceu esta iniciativa e algumas curiosidades sobre o nome. Leia conosco do portal NãoEsqueci e descubra de forma mais completa o que é Black Friday. Vamos lá!

O que é Black Friday e como funciona?

O que é Black Friday?
O que é Black Friday e como funciona?

A Black Friday é a quarta sexta-feira de novembro, um dia após o Dia de Ação de Graças norte-americano. É um dia dedicado às compras porque todas as lojas oferecem super descontos para iniciar o período de compras de Natal.

Esta tradição também atingiu o Brasil, afetando não só as marcas que podemos comprar online, mas também diretamente as lojas nas nossas cidades. Algumas lojas oferecem descontos apenas nas sextas-feiras, outras no fim de semana inteiro (Black Week), terminando na segunda-feira seguinte. Já a chamada “Cyber Monday”, é dedicada a descontos em produtos tecnológicos.

Origem da Black Friday: por que é chamado Black Friday?

De onde se origina essa recorrência e o que esse nome significa? Por que do nome Black Friday? Duas teorias vêm dos Estados Unidos. Para alguns, a expressão Black Friday nasceu na Filadélfia e derivaria do tráfego pesado e congestionado que se desenvolve para a ocasião naquele dia.

Para outros, Black Friday se refere a grandes ganhos para atividades comerciais: naquela sexta-feira, a contabilidade das lojas passou de vermelha (prejuízo) para preta (faturamento). Daí a ideia de chamar a data de Black Friday.

Nos EUA é uma data de parar o país, o que é particularmente importante do ponto de vista comercial, pois representa um indicador válido tanto sobre a vontade de comprar como indiretamente sobre a capacidade de gasto dos consumidores norte-americanos. Por isso, pesquisas são realizadas até por analistas financeiros e bolsas de valores internacionais.

A origem da Black Friday remonta a 1924, quando a loja de departamentos Macy’s em Nova York organizou o primeiro desfile para comemorar o início das compras de Natal. O fenômeno explodiu nos Estados Unidos na década de 1980 e se espalhou por diversos países do continente americano e gradativamente também pela Europa até conquistar a Ásia.

O que é a Black Week?

O que é Black Friday? Se um dia de compras loucas não bastasse, saiba que a fama da Black Friday é tão grande que deu origem a Black Week para uma autêntica maratona de compras. Com fim a Black Week, entendemos o sábado e o domingo após a Black Friday, em que lojas e sites oferecem mais ofertas e super descontos. Todos os anos, durante a Black Week, filas infinitas são criadas em frente às janelas e vários sites são invadidos e não podem ser acessados devido ao excesso de tráfego online.

O que é Cyber Monday?

O que é Black Friday? A Cyber Monday é a segunda-feira após a Black Friday durante a qual são oferecidos grandes descontos para produtos eletrônicos. É o dia em que todos os entusiastas de tecnologia compram online porque os sites do setor oferecem super descontos, promoções e abatimentos. Em essência, ele representa a resposta do comércio eletrônico à Black Friday.

Nos últimos anos, os descontos da Cyber Monday feira se estenderam da web às lojas, por isso também existem super ofertas em pontos de venda eletrônicos, informática e telefônica. Podemos dizer que até agora a tradição da Cyber Monday infectou todos os setores, muito além do de eletroeletrônicos.

Black Friday 2021

O que é Black Friday?
O que é Black Friday? Black Friday 2021

Como você já deve saber, a Black Friday desse ano já passou aqui no Brasil, como em todo o mundo. Os descontos nos sites das lojas já não são mais os mesmos, pois a Black Friday ocorreu em solo brasileiro no dia 26 de novembro. Porém, anualmente é possível encontrar descontos melhores do que da Black Friday.

Dizemos isso porque, recentemente, um termo novo surgiu em território nacional, denominado como “Black Fraude” que diz respeito as táticas das empresas que aumentar o preço dos produtos um mês antes da Black Friday, para baixar para o normal durante a sexta-feira e o final de semana.

Portanto, recomendamos que você analise os preços em sites e lojas diferentes em todo o ano, porque geralmente os preços atrelados aos produtos de fim de estoque ou então que não estão com muitas vendas, são mais baixos do que a própria Black Friday no final do ano.

De qualquer forma, acompanhar os preços durante todo o ano também auxilia a identificar se os preços da Black Friday realmente são verdadeiros, podendo ajudar você a encontrar verdadeiras pechinchas por produtos de qualidade. Agora que já sabe o que é Black Friday, prepare-se para a do ano que vem, acompanhando os preços dos produtos que pretende adquirir desde hoje. Até a próxima!