O aplicativo é confiável? Como saber se um programa para Android ou iPhone é seguro

o-aplicativo-e-confiavel?-como-saber-se-um-programa-para-android-ou-iphone-e-seguro
Tecnologia,

O aplicativo é confiável? Como saber se um programa para Android ou iPhone é seguro

0
(0)

Camadas de Segurança e Vulnerabilidades

Lojas de aplicativos, como a Play Store e a App Store, possuem várias camadas de segurança para proteger os usuários. No entanto, mesmo essas barreiras robustas podem deixar escapar alguns aplicativos maliciosos. Para minimizar os riscos de baixar ferramentas perigosas, os usuários devem prestar atenção a certas informações disponíveis nessas lojas.

Fontes Confiáveis

Aplicativos baixados de fontes suspeitas podem conter vírus e acessar indevidamente informações pessoais. Por isso, é recomendado priorizar lojas confiáveis como a Play Store, do Google, e a App Store, da Apple. No iPhone, o risco é reduzido devido à limitação de downloads apenas pela App Store. Já no Android, a variedade de fontes de download aumenta as opções, mas também diminui o controle sobre o que é oferecido.

Novas Ferramentas de Segurança

Para aumentar a segurança, o Google está testando uma ferramenta no Brasil que impede a instalação de apps baixados de fontes não confiáveis, como navegadores e aplicativos de mensagens, que solicitam permissões excessivas. Segundo Eugene Liberman, diretor de Estratégia de Segurança de Android, “esses aplicativos tentam solicitar permissões confidenciais comumente exploradas para fraudes financeiras.”

Permissões Abusadas

Aplicativos maliciosos tentam convencer os usuários a conceder permissões sensíveis, como a interceptação de senhas enviadas por SMS ou a monitorização do conteúdo da tela. “Nossos dados mostram que 95% desses ataques acontecem por meio de aplicativos baixados por fontes não oficiais,” afirma Liberman.

Identificação de Aplicativos Falsos

Embora a Google Play Store e a App Store sejam consideradas seguras, é essencial verificar cuidadosamente o que está sendo baixado. As páginas dos aplicativos nessas lojas oferecem várias informações que podem ajudar a identificar se a ferramenta é legítima ou não.

Verifique o Desenvolvedor do Aplicativo

Na Play Store e na App Store, a informação sobre o desenvolvedor aparece logo abaixo do nome do aplicativo. Essa seção geralmente informa qual empresa é responsável pelo serviço. Se o nome do desenvolvedor não tiver relação com a marca do aplicativo, desconfie. Em alguns casos, o nome da empresa de informática que desenvolveu o aplicativo pode ser exibido.

Verifique o Contato do Desenvolvedor

A seção “Contato do desenvolvedor” na Play Store mostra o e-mail e o site da empresa que criou o aplicativo. Na App Store, há um link chamado “Site dos desenvolvedores”. É importante que esses dados sejam condizentes com o desenvolvedor. Para aplicativos de governo, por exemplo, a maioria está registrada em e-mails com final “.gov.br” e “.jus.br”.

Veja a Data de Lançamento para saber se o Aplicativo é confiável

A seção “Sobre este app” na Play Store mostra detalhes sobre a data de publicação do aplicativo. Um aplicativo presente há muito tempo na loja é geralmente mais confiável do que um lançado recentemente. Desconfie de aplicativos antigos que usam o nome de ferramentas novas, pois podem ter mudado de nome para atrair vítimas.

Confira as Avaliações do Aplicativo

As avaliações de usuários podem ser úteis para identificar a legitimidade dos aplicativos. Além da quantidade de estrelas, leia alguns comentários e avalie se vale a pena fazer o download. Lembre-se de que alguns aplicativos maliciosos contam com avaliações falsas. Tente identificar se os comentários foram realmente escritos por humanos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Charles é formado em marketing e trabalha com internet desde 2002, quando a internet era "a lenha". Após anos trabalhando com conteúdo para consultorias, ele resolveu escrever sobre cultura pop e viagens para passar o tempo.