Mulheres fortes e inclusão marcam a 8½ Festa do Cinema Italiano no Brasil
No dia 27 de junho, Brasília será palco de uma noite especial de abertura do 8½ Festa do Cinema Italiano. O evento ocorrerá na recentemente restaurada Sala Pier Luigi Nervi, na Embaixada da Itália. Este evento exclusivo para convidados contará com a presença de diversas personalidades da cultura, do cinema e das principais instituições políticas e diplomáticas de Brasília.
Expansão do Festival pelo Brasil
Além de Brasília, o festival será realizado em várias outras cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Caxias do Sul, Camaquã, Maceió, Belém, Palmas, Natal, Aracaju, João Pessoa, Niterói, Ribeirão Preto e Volta Redonda. Caxias do Sul e Camaquã receberão o evento pela primeira vez, enquanto Volta Redonda e João Pessoa terão sua programação excepcionalmente entre 1º e 7 de julho.
Campanha e Programação
Inspirada nos supermercados italianos dos anos 80, a campanha deste ano foi realizada em uma verdadeira mercearia italiana, com referências a filmes clássicos italianos e produtos populares na Itália. Protagonizada pela atriz Ana Vilaça, a programação atual conta com 10 filmes que questionam e propõem reflexões sobre diversos paradigmas.
Filme de Abertura: Ainda Temos o Amanhã
O filme de abertura será “Ainda Temos o Amanhã”, de Paola Cortellesi. Este filme foi um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema italiano recente, superando blockbusters internacionais como Barbie e Oppenheimer. O filme destaca a importância do papel das mulheres na democracia e as batalhas que travaram pelos seus direitos.
Destaques da Programação
- Maria Montessori – Ensinando com Amor: Dirigido por Léa Todorov e protagonizado por Jasmine Trinca, este filme aborda inclusão, respeito às diferenças e feminismo no início do século 20.
- Segredos: Dirigido por Daniele Luchetti e protagonizado por Elio Germano, este filme é uma adaptação do romance de Domenico Starnone. Luchetti participará de sessões e debates em São Paulo e no Rio de Janeiro.
- O Sequestro do Papa: Dirigido por Marco Bellocchio, o filme critica o moralismo católico e foi apresentado na competição oficial do Festival de Cannes, além de vencer o Globo de Ouro italiano de melhor filme.
Outros Filmes em Exibição
- A Imensidão: Dirigido por Emanuele Crialese e protagonizado por Penélope Cruz, o filme aborda questões de gênero vividas por um adolescente.
- Lubo: De Giorgio Diritti, baseado no romance “Il seminatore” de Mario Cavatore.
- Enea: De Pietro Castellitto, que integrou a competição oficial no Festival de Veneza 2023.
- Il Boemo: De Petr Václav.
- A Última Noite de Amore: De Andrea Di Stefano.
- Zamora: De Neri Marcorè, marcando sua estreia no cinema.
Realização e Apoio
O 8½ Festa do Cinema Italiano é realizado pelo Ministério da Cultura, pela Associação Il Sorpasso e pela Risi Film Brasil, com o apoio dos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, e suporte institucional da Embaixada da Itália e da rede diplomático-consular italiana no Brasil, além da Cinecittà. A organização logística é da Bonfilm.
Desde 2020, o evento conta com o patrocínio principal da Generali Seguros e, pela primeira vez em 2024, através da Lei de Incentivo à Cultura. A Generali Seguros, a primeira seguradora estrangeira a chegar ao Brasil há 99 anos, faz parte do Grupo Generali, a maior companhia de seguros da Itália e uma das maiores da Europa.
Parceiros de Mídia
Em 2024, o festival também conta com os parceiros de mídia Canal Curta!, Papo de Cinema e Revista Comunità Italiana.