Lentes como as usadas pela cantora Lady Gaga podem comprometer a saúde dos olhos.

Atualidades,

Lentes como as usadas pela cantora Lady Gaga podem comprometer a saúde dos olhos.

0
(0)

Lentes de contato que dão uma aparência maior aos olhos são febre nos países asiáticos e não são liberadas pelos órgãos legais de saúde

.
As circle lens, lentes de contato que dão uma aparência maior aos olhos e são febre nos países asiáticos, estão chamando a atenção dos médicos. Com um diâmetro de 14 mm, 2 mm a mais que a média do diâmetro da íris natural, elas podem comprometer a saúde ocular dos usuários.

As lentes que ficaram famosas nos olhos da cantora Lady Gaga surgiram na Coréia do Sul e são fabricadas em diversos modelos sem aprovação dos órgãos de saúde.

Nos países asiáticos, como Coréia, China, Japão e Tailândia, as circle lens estão bastante popularizadas e podem ser compradas em algumas lojas sem a necessidade de prescrição médica. Já no ocidente, a compra pode ser feita pela internet, porém as lojas especializadas em lentes não comercializam o produto. Em países como os EUA e a Austrália, a venda está proibida.

O médico oftalmologista Leo Carvalho esclarece as etapas pelas quais as lentes de contato devem passar:

— Todos os produtos que podem de alguma forma interferir na saúde devem respeitar a dois aspectos. Primeiro, devem ser elaborados e testados por meio de experimentos baseados na ciência, assim o usuário estará protegido. Em segundo lugar, para os produtos serem comercializados, devem, obrigatoriamente, ser liberados pelos órgãos legais que regulamentam as leis de cada país, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil, por exemplo.

De acordo com o especialista, as circle lens desrespeitam ambos os aspectos, pois não foram submetidas a testes científicos para averiguar se são saudáveis aos olhos e não se sabe os riscos que podem trazer e também não passaram pela aprovação dos órgãos de saúde.

O oftalmologista acompanha há anos pacientes que tiveram lesões e sequelas causadas pelo uso inadequado de lentes de contato.

— Se as circle lens são comercializadas sem regulamentação legal e sem a necessidade de prescrição médica, o usuário não receberá as explicações técnicas devidas. Quando não há na elaboração do produto os cuidados técnicos e científicos fundamentais, mesmo o fabricante, não pode assegurar ausência de riscos à saúde — aponta Carvalho.

O médico também esclarece que o uso indiscriminado das lentes de contato, sem propósitos oftalmológicos, pode ser perigoso:

— A falta de orientação e de cuidados traz aos usuários um enorme risco e em muitos casos acaba interferindo definitivamente na qualidade de vida dos mesmos. As lentes utilizadas com finalidade visual, proporcionalmente, oferecem menos risco que as estéticas até pelo perfil distinto desses grupos. As lesões podem ser simples e de fácil tratamento, mas existem situações em que essas pessoas podem ficar definitivamente cegas — diz.


Em relação à excêntrica moda das circle lens, Carvalho alerta:

— O ideal nesse momento é orientar e esclarecer a população sobre as informações necessárias e aguardar que os órgãos legais em cada país regulamentem se essas lentes poderão ou não serem comercializadas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Charles é formado em marketing e trabalha com internet desde 2002, quando a internet era "a lenha". Após anos trabalhando com conteúdo para consultorias, ele resolveu escrever sobre cultura pop e viagens para passar o tempo.