Folha do Estado-MT – Cotidiano 5 cidades registram umidade abaixo de 15%
Seis cidades de Mato Grosso registraram fase de alerta por causa da baixa umidade relativa do ar nesta quinta-feira. Por volta das 14h, Rondonópolis (9%), Guiratinga (11%), Água Boa (12%), Alto Taquari (12%), Santo Antonio do Leste (13%) e Cuiabá (15%) tiveram agravamento na sensação de secura do ar. Informações são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do instituto Clima Tempo.
Conforme a Defesa Civil, o clima seco deve permanecer até amanhã, quando previsão da umidade do ar deve subir para 20%. Entretanto, bem abaixo dos 50% considerados ideais pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Análise do Inmet mostra Mato Grosso e outros quatro Estados registraram baixas no índice da umidade do ar. Em Alto Paraíso (GO), segundo o Inmet, a densidade do ar chegou a 6%. Também houve temperaturas ruins em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Nessa fase de alerta, recomenda-se diminuir os exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h; evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.