EUA dizem que alegação de que Julian Assange iria a Guantánamo é “fantasia”.

Internacional,

EUA dizem que alegação de que Julian Assange iria a Guantánamo é “fantasia”.

0
(0)

DA EFE, EM WASHINGTON

O porta-voz do Departamento de Estado, Philip J. Crowley, qualificou neste sábado de “pura fantasia” a alegação de que o fundador do Wikileaks, Julian Assange, seria transferido para Guantánamo (Cuba) se fosse extraditado para os Estados Unidos.

Crowley usou o Twitter para desvirtuar a alegação da defesa de Assange de que ele seria transferido ao centro penal da base americana em Guantánamo (Cuba) se fosse extraditado pelo vazamento de milhares de documentos secretos do Governo dos EUA

Essa alegação “é pura fantasia. Deixe para os filmes”, disse Crowley em sua conta no Twitter, sem entrar em mais detalhes sobre a situação de Assange, de origem australiana.

A defesa de Assange detalhou no último dia 11 alguns dos argumentos que serão apresentados no dia 7 de fevereiro na audiência judicial sobre a extradição de Assange à Suécia, país que o reivindica por supostos crimes de agressão sexual.

O advogado Geoffrey Robertson, que representa Assange, acusou as autoridades suecas de quererem realizar o processo para castigá-lo por razões políticas.

Segundo Robertson, há um “risco real” de que se Assange for entregue a Suécia acabe sendo transferido para os EUA e levado para Guantánamo.

“Se Assange for entregue aos EUA, sem garantias de que a pena de morte não será aplicada, há um risco real de que possa ficar sujeito a pena de morte”, indicou Robertson.

Recentemente, a imprensa destacou a produção de vários projetos em torno de Assange e seu polêmico vazamento de milhares de documentos diplomáticos através do site Wikileaks.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.