El País – Pelo menos 35 mortos em um atentado suicida contra a principal aeroporto na Rússia.

Internacional,

El País – Pelo menos 35 mortos em um atentado suicida contra a principal aeroporto na Rússia.

0
(0)

Pelo menos 35 mortos em um atentado suicida contra a principal aeroporto da Rússia.

Uma explosão fora da zona de chegadas de vôos internacionais de Domodedovo, Moscou .- Há cerca de 130 feridos.

Pelo menos 35 pessoas morreram na sequência de uma explosão no aeroporto Domodedovo, em Moscou (Rússia). Apesar de desconhecer a causa exata da explosão, parece que ele tem sido tratado como um atentado suicida, disse a polícia. Existem cerca de 130 feridos, dos quais 20 estão em estado crítico, segundo o Ministério da Saúde. O presidente Dmitri Medvedev, disse que se trata de um ato terrorista e os autores serão punidos. E ainda declarou alerta máximo em terminais de aeroportos, estações de trem e outros meios de transporte em todo o país.

O incidente ocorreu às 16h40 hora local (1440 GMT) na área de chegada do aeroporto internacional de Domodedovo, o principal aeroporto da capital russa e mais movimentados do país. Na primeira, foi relatado que a explosão ocorreu dentro da sala de bagagem para voos internacionais, mas depois esclareceu que o ataque ocorreu na saída da sala de espera da área de desembarque internacional, cobrindo o quarto com uma espessa fumaça.

As forças de segurança isolaram a área e evacuar as instalações. Uma testemunha citada pela BBC, Mark Green, que tinha acabado de chegar em Moscou, quando ocorreu a explosão, disse: “Nós estávamos andando através da saída no saguão de desembarque do carro, e houve uma forte explosão, uma enorme ruído, nós sabíamos que era uma explosão na hora e meu colega e eu olhei e disse: Jesus, que soava como um carro ou uma bomba ou algo assim, porque o som literalmente abalou-nos. ”

Outra testemunha, que falou à rádio Russkaya Novostei Sluzhba e citado no The Guardian que ele ouviu a explosão, quando ele estava fora do aeroporto, à espera de um carro. “Houve uma explosão. Então eu vi um policial coberto com pedaços de corpo e de sangue. Ele gritou ‘Eu sobrevivi, sobrevivi”, diz a testemunha, chamado Viktor.

Segundo a agência estatal Itar-Tass, a partir de 14.00 horas, até os passageiros explosão de cerca de duas dezenas de vôos internacionais, incluindo Nova York, Londres, Cairo, Dubai, Munique, Tóquio Hambrugo ou poderiam ter sido a área onde o ataque ocorreu não muito longe do restaurante Café Ásia. Uma fonte da polícia

De acordo com recentes relatos da imprensa russa, a explosão foi causada por um suicida “caucasiano”, então você tem que olhar outra vez faixa chechenos, ou melhor, fundamentalista. Os guerrilheiros islâmicos na Chechênia, além de envolver outras populações caucasianas da Rússia receberam golpes intensos nos últimos anos mas, apesar de enfraquecido, ainda é capaz de realizar ataques regulares de sangue.

A agência Interfax, citando fontes de segurança da Rússia, relatou que encontrou a cabeça do suposto homem-bomba, um homem entre 30 e 35 anos e que possivelmente provocou o engenho explosivo.

Alerta Máximo

Primeiro-ministro russo Vladimir Putin, foi informado do incidente no aeroporto, que fica a cerca de 40 quilômetros a sudeste do centro de Moscou. Enquanto o Presidente Medvedev alertou em seus primeiros comentários depois do ataque, que os autores do ataque serão julgados e punidos. Medvedev se reuniu com o procurador-geral de emergência, o chefe da comissão de inquérito, o ministro dos transportes, segundo o Kremlin. O presidente ordenou-se um lugar um “regime especial” segurança “a todos os terminais do aeroporto, o transporte ferroviário e principais ligações de transportes.”

Medvedev ordenou a criação de um painel para investigar o ataque. “O prefeito de Moscou, eo governador da região já estão indo para lá com as minhas instruções”, disse Medvedev. “É necessário para realizar todas as investigações necessárias para obter informações rapidamente, enquanto a pista ainda está quente”, acrescentou.

O presidente, que suspendeu uma viagem a Davos, também ordenou que as agências relevantes para descobrir por que as leis destinadas a garantir a segurança não foram aplicadas corretamente neste caso.

Após a explosão, as autoridades elevaram o nível de vigilância nos aeroportos e no metrô de Moscou, onde a polícia é a realização das inspecções. Aeroporto de Moscovo Sheremetyevo Pulkovo e em San Petersbrgo, intensificaram as medidas de segurança após o ataque, segundo a agência de notícias local RIA Novosti. aeroporto de Sheremetyevo avançou também para receber alguns dos planos que estavam programados para chegar a Domodedovo, parcialmente evacuado pelas forças de segurança após o surto.

Ibéria voo IB3810, que estava programado para aterrar no aeroporto Domodedovo às 17h15 hora da Rússia tem sido desviado para o oeste do aeroporto de Vnukovo de Moscou, em 18,05, informou ao país as fontes, a empresa. O vôo com 102 passageiros aterrou sem problemas. Ibéria confirmou o lançamento de seu próximo vôo para o aeroporto esta noite às 23h45, uma vez que as operações foram novamente Domodedovo chegadas de vôos internacionais.

Por agora, a Embaixada de Espanha em Moscou não tem nenhuma informação sobre a existência de um nacional entre as vítimas. O que eles têm confirmado é que o pessoal da Iberia no aeroporto é bem orientada, de acordo com o Ministério da Informação da Embaixada de Espanha.

Outros ataques

O Domodedovo, em Moscou não é estranho aos bombardeios. Em 2004, dois militantes chechenos provocou a explosão no ar de dois aviões que partiram nesse aeroporto. Neste duplo atentado, que provocou uma mudança nas medidas de segurança, matando 90 pessoas.

No ano passado, a capital russa sofreu o pior ataque do seu passado recente, quando duas mulheres da região do Daguestão se suicidado no metrô de Moscou e causou 40 mortes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.