Carmen, o robô que ajuda pessoas com declínio cognitivo moderado

carmen,-o-robo-que-ajuda-pessoas-com-declinio-cognitivo-moderado
Tecnologia,

Carmen, o robô que ajuda pessoas com declínio cognitivo moderado

0
(0)

O projeto Carmen, cujo nome é o acrônimo para Cognitively Assistive Robot for Motivation and Neurorehabilitation (Robô de Assistência Cognitiva para Motivação e Reabilitação), foi criado para ajudar pessoas com declínio cognitivo moderado. Seu objetivo é desenvolver habilidades para melhorar a memória, atenção e a capacidade de execução de tarefas diárias.

Desenvolvimento e Parceria

Carmen foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, em parceria com médicos, pacientes com declínio cognitivo e cuidadores. Diferente de outros robôs, ele foi projetado com o intuito de reduzir as consequências negativas associadas à condição dos pacientes. Ensina estratégias para contornar as limitações diárias, como mudanças de comportamento ou ajustes no ambiente.

Funcionalidades e Interatividade

O robô foi programado para realizar treinamentos de exercícios cognitivos simples. Por exemplo, ele ajuda a montar um roteiro de lugares para deixar objetos importantes, como chaves de casa ou celular, através de jogos interativos e atividades lúdicas. Carmen é fácil de usar sem supervisão e não depende de uma conexão rápida. Ele também se comunica com o usuário demonstrando empatia e cria intervalos entre as tarefas.

Público-Alvo e Estatísticas

Indivíduos com declínio cognitivo moderado enfrentam problemas de memória e concentração mais severos do que a média para sua faixa etária. Embora os sintomas não sejam tão graves quanto os de uma demência, a pessoa consegue manter sua autonomia. Cerca de 20% dos idosos acima dos 65 anos apresentam essa condição, e 15% deles desenvolvem demência anualmente.

Testes e Próximas Etapas

O robô foi testado por médicos e pacientes, que responderam a questionários avaliando a experiência. A próxima etapa é dotar Carmen com a habilidade de manter uma conversa. Além disso, Carmen é um sistema de código aberto, ou seja, estará disponível para quem quiser implementá-lo. Os pesquisadores estão finalizando o código e interessados podem se cadastrar para serem notificados quando estiver pronto.

Conclusão

O projeto Carmen representa um avanço significativo no apoio a pessoas com declínio cognitivo moderado, oferecendo uma ferramenta inovadora para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Charles é formado em marketing e trabalha com internet desde 2002, quando a internet era "a lenha". Após anos trabalhando com conteúdo para consultorias, ele resolveu escrever sobre cultura pop e viagens para passar o tempo.