‘Brasil começa a se redimir de ter apoiado ditadores’, diz iraniana ganhadora do Nobel da PAZ.

Home » News » Internacional » ‘Brasil começa a se redimir de ter apoiado ditadores’, diz iraniana ganhadora do Nobel da PAZ.

By nesqueci on 8 de março de 2011. No Comments

GENEBRA – ” O Brasil está começando a se redimir do fato de ter apoiado tanto ditadores nos últimos anos “. A declaração é da prêmio Nobel da Paz, a iraniana Shirin Ebadi, que nesta segunda-feira foi recebida em um almoço pela diplomacia brasileira em Genebra, algo que ela mesmo diz que acreditava ser “impensável” durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesta terça, em entrevista ao Estado, a dissidente que foi declarada como uma das maiores opositoras do regime Mahmoud Ahmadinejad, pediu que o Brasil não use uma nova retórica de direitos humanos apenas “como mais uma estratégia política” e que, desta vez, seja coerente com o estado democrático que representa. Eis os principais trechos da entrevista:

A sra foi recebida pela diplomacia brasileira. A sra. Considera isso como uma mudança na posição do País em direitos humanos?

Vou contar uma coisa. Há poucos anos, quando o presidente Lula visitou o Irã, grupos de oposição pediram para se reunir com ele. Havia inclusive um sindicalista preso e que teve seu grupo de apoio procurando a delegação brasileira. Afinal, tanto Lula como a vítima da opressão eram sindicalistas. Mas Lula decepcionou todo o povo iraniano. Desembarcou em Teerã, apertou a mão de Ahmadinejad, comemorou vitória e deixou o povo nas mãos de um dos regimes mais brutais do mundo hoje. Portanto, acho que eu ser recebida pelo governo brasileiro é sim um grande passo e na direção certa.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,brasil-comeca-a-se-redimir-de-ter-apoiado-ditadores–diz–iraniana,689367,0.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *