Conecte-se conosco

News

Solidão seria pior inimigo de Lula preso?

Publicados

em

Lula Preso nos faz refletir sobre o que significa realmente reclusão.
Quando falamos de prisão imaginamos violência, aglomeração e caos mas e nas prisões onde isso não é o problema. Como seriam?

Lula está preso em uma sala que poderia ser considerada um hotel de 2 estrelas, bem diferente do caos de pedrinhas ou para não fugir do contexto o presidio de Piraquara PR.

Ilustração texto Lula preso - Presidio de Piraquara no Parana

O fato é que Lula preso não tem que pensar em segurança já que de certa forma é um “privilegiado” mas essa segurança lhe tira o principal atenuador do sofrimento de se estar longe de conhecidos.
Isolado não se tem companhia para fazer mal mas também não tem como conversar o que é primordial para manter a sanidade em situações de stress.



Os amigos mais próximos de Lula e presos que já estiveram presos pela lava jato chegaram a declarar que o ex presidente ainda acha que vai sair rápido da prisão, assim como todos aqueles que foram presos mas que essa “realidade” tende a sumir apos algumas semanas.

CUCA

Uma das pessoas diz que, ao chegar à prisão, entrou em depressão. Até que outros presos começaram a comentar a novela e a oferecer chocolates. “Com isso, a cabeça até aguenta”, afirma o ex-detento.

O fato é que quando a ficha cair ela vai bater pesado em Lula e isso pode agravar muito a saúde e o Lula que sairá dela daqui uma não, dois ou 10 anos será uma pessoas totalmente diferente do que a que entrou.

Para ambientar o assunto deixo aqui um trecho sobre o assunto publicado no jornal “O Globo”

No livro “Solidão – A natureza humana e a necessidade de vínculo social” (Ed. Record), escrito com o jornalista William Patrick, o cientista argumenta que o homem evoluiu para maximizar suas chances de sobrevivência por meio da colaboração social. “

Como os primeiros humanos tinham mais chance de sobreviver quando se mantinham juntos, a evolução reforçou a preferência por fortes laços, ao selecionar genes que favorecem o prazer da companhia e produzem inquietude quando se está involuntariamente desacompanhado.”

Em outras palavras, a necessidade humana de companhia está marcada em nossos genes. E, por isso mesmo, é tão vital. Não por acaso, ele cita, até hoje o maior castigo imposto no sistema carcerário é o isolamento na solitária.

Leia mais:

Se eu acho que ele deve ser solto só por causa disso? Não, mas acredito que ele teria que ser transferido para uma prisão de segurança media para pessoas de crimes não violentos e o mais rápido possível.

Solitária é um recurso que se aplica a presos violentos e que não conseguem interagir com outros presos.
Não devemos usar isso como forma de proteção porque ela se enquadra mais em punição e isso no caso é desnecessário.

Não sou PTista e tão pouco partidário do contra, só acho que a lei tem que se aplicada e a prisão não tem que ser do pior jeito porque afinal a pena tem que ser cumprida na integra, e todos sabemos o que acontece quando uma pessoa que tem dinheiro fica doente na prisão.

Leia também

Continue Lendo

facebook comments:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *