O que faz um engenheiro mecânico?

Engenharia Mecanica Tudo Que Precisa Saber
Educação,

O que faz um engenheiro mecânico?

Um engenheiro mecânico está normalmente envolvido no projeto e fabricação de uma ampla gama de produtos, de brinquedos a aeronaves.

Um engenheiro mecânico está normalmente envolvido no projeto e fabricação de uma ampla gama de produtos, desde brinquedos até aeronaves.

Os engenheiros mecânicos freqüentemente trabalham em estreita colaboração com outros engenheiros e podem ter funções como, por exemplo:

  • Os projetistas que elaboram planos ou modelos de projetos antes de serem construídos são conhecidos como designers. Essas pessoas têm uma excelente compreensão de como montar projetos e diagramas que os ajudarão a construir o que precisam. Eles também sabem como traduzir idéias em desenhos que podem ser usados por outros para fazer peças para máquinas ou dispositivos.
  • Os engenheiros que trabalham em equipes de desenvolvimento de produtos são conhecidos como engenheiros de desenvolvimento de produtos. Este tipo de engenheiro tem muitas responsabilidades, incluindo projetar novas máquinas, ferramentas ou produtos usando programas de computador como SolidWorks ou aplicativos de software AutoCAD; ajudar as empresas a melhorar os projetos existentes, procurando maneiras de fazer esses itens de forma mais eficiente com menos componentes; testar protótipos criados por outros membros da equipe (como engenheiros elétricos) para que esses dispositivos funcionem corretamente antes de colocá-los em produção; garantir que os padrões de segurança para seus locais de trabalho sejam atendidos ao desenvolver novas peças de máquinas (isso pode envolver verificar se há ventilação adequada dentro dos escritórios onde os funcionários fazem protótipos).

O que fazem os engenheiro mecânicos?

Os engenheiros mecânicos criam projetos para tudo, desde dispositivos médicos até novas baterias. Eles projetam máquinas produtoras de energia, tais como geradores elétricos, motores de combustão interna e turbinas de vapor e gás, bem como máquinas consumidoras de energia, tais como sistemas de refrigeração e ar condicionado.

Engenheiros mecânicos criam projetos para tudo, desde dispositivos médicos até novas baterias.

Um engenheiro mecânico projeta e cria produtos que variam de dispositivos médicos a novas baterias. Eles normalmente trabalham em equipes, que são chamadas de “equipes de engenharia” ou “equipes de projeto”.

O papel de um engenheiro mecânico é criar projetos que resolvam problemas em seu campo de trabalho. Os engenheiros mecânicos podem trabalhar em partes de máquinas maiores como motores, motores, geradores e bombas, bem como máquinas inteiras como robôs ou equipamentos médicos como scanners de ressonância magnética.

Há muitos tipos diferentes de trabalhos de engenharia mecânica, portanto, se você estiver interessado nesta carreira é bom saber o que eles podem envolver antes de se candidatar a eles. Por exemplo:

  • Fabricação – projetar as máquinas usadas para fabricar produtos como carros ou produtos eletrônicos
  • Energia – projetando centrais elétricas e fontes renováveis de energia como turbinas eólicas e painéis solares
  • Transporte – projetar veículos como trens, aviões ou navios

Como posso ser engenheiro mecânico?

Normalmente precisam de um bacharelado em engenharia mecânica ou tecnologia de engenharia mecânica.

Se você está interessado em engenharia mecânica, você deve saber que é o mais amplo campo da engenharia. Os engenheiros mecânicos trabalham com quase todos os tipos concebíveis de máquinas e têm uma mão na concepção e construção de dispositivos que vão desde ferramentas simples até equipamentos médicos de alta tecnologia.

Os engenheiros mecânicos normalmente precisam de um bacharelado em engenharia mecânica ou em tecnologia de engenharia mecânica. Depois de obter esse diploma de graduação, eles devem passar no exame Fundamentos de Engenharia (FE) antes de poderem praticar como engenheiros profissionais.

Você também precisará de fortes habilidades em matemática e ciências para as aulas que você faz na faculdade. Estas incluem:

  • Desenho mecânico, que ensina aos alunos como criar desenhos técnicos e esboços de produtos que serão fabricados pela fábrica onde eles trabalham uma vez que eles se formem na faculdade
  • Termodinâmica, que estuda a relação entre o calor e outras formas de energia dentro de sistemas (como motores, por exemplo)
  • Transferência de calor, que se concentra em como o calor se move de um lugar para outro

Em alguns aspectos, a engenharia mecânica é o campo mais amplo da engenharia, porque eles trabalham com quase todos os tipos concebíveis de máquinas.

 engenheiro mecânico Da Intel
Engenheiro Da Intel

Como era de se esperar, os engenheiros mecânicos trabalham em quase todos os tipos de máquinas. Eles projetam e constroem motores, máquinas industriais, equipamentos de aquecimento e resfriamento, robôs e eletrodomésticos.

Em alguns aspectos, a engenharia mecânica é o campo mais amplo da engenharia porque eles trabalham com quase todos os tipos concebíveis de máquinas.

Os engenheiros mecânicos também projetam ferramentas para ajudar as pessoas com deficiências ou aquelas que são prejudicadas de alguma forma a realizar mais facilmente suas tarefas diárias. Por exemplo, eles podem criar um dispositivo que facilita a leitura de material impresso para alguém que tem dificuldade de ver, projetando esta informação em seus óculos para que ele possa vê-la claramente, mesmo à distância.

Além de projetar e construir produtos para os consumidores (como geladeiras), os engenheiros mecânicos atuais também usam suas habilidades em áreas como a engenharia biomédica, onde podem estar ajudando os médicos a melhorar os membros artificiais para amputados ou a desenvolver dispositivos que ajudam os pacientes cardíacos durante a cirurgia, mantendo-os vivos durante aqueles momentos críticos quando o fluxo sanguíneo pára completamente devido ao choque induzido pelo próprio procedimento.