Veja videos e imagens da tragedia que devastou o Japão.

Home » Atualidades » Veja videos e imagens da tragedia que devastou o Japão.

By nesqueci on 11 de março de 2011. 2 Comments

Polícia do Japão encontra pelo menos 200 corpos após terremoto.

 

 

A polícia japonesa disse nesta sexta-feira ter encontrado entre 200 e 300 corpos na cidade de Sendai, na costa leste do Japão, após o terremoto seguido de tsunami que atingiu o país.

Segundo as autoridades, outros 88 corpos já foram encontrados e mais de 350 pessoas estão desaparecidas em consequência do tremor, o mais forte já registrado no Japão.

Sendai é a cidade mais próxima do epicentro do sismo, que teve magnitude 8,9 pela medição da Agência Geológica americana (USGS, na sigla em inglês).

Regiões agrícolas próximas à cidade, capital da Província de Miyagi, também foram inundadas pelas ondas de até sete metros que se seguiram ao terremoto. Incêndios aconteceram em diversas áreas em consequência do tremor e das mais de 50 réplicas, de magnitude inferior a 6.

O terremoto, que ocorreu por volta das 15h (horário local do Japão, 3h da manhã em Brasília), foi o sétimo mais forte já registrado em todo o mundo, de acordo com a USGS.

 

Emergência

O epicentro do abalo foi no fundo do mar, a uma distância de 160 quilômetros da costa, no mesmo local onde ocorreu um terremoto de 7,3 graus na última quarta-feira. A costa próxima à Província de Miyagi, a 373 quilômetros de Tóquio, foi a mais afetada pelo tremor.

Segundo informações divulgadas pela imprensa japonesa, um barco com cerca de 100 pessoas a bordo foi arrastado pelas ondas gigantes e está desaparecido.

O governo japonês decretou estado de emergência na usina nuclear de Fukushima, 270 quilômetros a nordeste de Tóquio, depois que o sistema de resfriamento da usina falhou.

Outra usina nuclear na Província de Miyagi teria focos de incêndio, segundo relatos. Segundo oficiais, nenhum vazamento de radiação foi detectado.

O sistema de metrô de Tóquio parou de funcionar. Cerca de 8,4 milhões de casas estão sem energia elétrica no nordeste do país.

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, montou um quartel de emergência e enviou as forças de auto-defesa para resgatar sobreviventes.

“Nosso governo fará todos os esforços possíveis para assegurar a integridade e segurança das pessoas e também minimizar os estragos causados pelo terremoto”, disse o premiê à imprensa japonesa.

Kan também pediu às pessoas para ficarem calmas e se manterem informadas sobre o terremoto e também sobre os tsunamis.


Alerta

A Agência Meteorológica do Japão emitiu alerta de tsunami para ondas de até 10 metros em toda a costa do Oceano Pacífico, , incluindo a costa da Rússia, a América do Sul, o Estado americano do Havaí e a costa oeste dos Estados Unidos.

Autoridades das Filipinas e já autorizaram a evacuação de comunidades costeiras no norte e no leste do país. A Indonésia também alertou para um possível tsunami na região norte.

Na costa do Havaí são esperadas ondas de 2 metros de altura.

Em 1933, um terremoto de magnitude 8,1 atingiu a região metropolitana de Tóquio e matou mais de 3 mil pessoas.

Os tremores de terra são comuns no Japão, um dos países com mais atividades sísmicas do mundo, já que está localizado no chamado “anel de fogo do Pacífico”.

O país é atingido por cerca de 20% de todos os terremotos de magnitude superior a 6 que acontecem no mundo.

Mais Fotos do evento e logo após mais videos mostrando de varios angulos.

Video que mostra o terremoto dentro de um supermercado:

Tsunami

Ruas de Tokio após terremoto.

FOntes: Imagens do Blog do Noblat e materia da BBC Brasil

2 Responses to Veja videos e imagens da tragedia que devastou o Japão.

  1. genial   11 de março de 2011 at 23:23

    eu sor bahiano tor muito triste com nosso irmaos japones essa tragedia vai fica marcada para o resto da vida es pero que o governo brasileiro se comova e ajude de algumas coisa

    Responder
  2. Washington   14 de março de 2011 at 11:38

    Vc só está preocupado com isso porque a imprensa noticia o tempo todo. Jornalista adora tragédia. Quanto mais tragédia, melhor, pois significa mais audiência e mais lucro.
    Milhares de brasileiros passam fome/se alimentam mal, sofrem agressões etc e ninguém se importa.

    Que povinho pra não pensar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *