Senado elege Renan Calheiros como integrante da comissão de ética.(Não é piada)

Home » News » Política » Escândalos » Senado elege Renan Calheiros como integrante da comissão de ética.(Não é piada)

By nesqueci on 26 de Abril de 2011. No Comments

BRASÍLIA – O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), garantiu nesta terça-feira a leitura da lista dos novos integrantes do Conselho de Ética da Casa. Dos15 titulares indicados pelos partidos para compor o órgão de caráter disciplinar, encarregado de zelar pela observância dos preceitos de ética e decoro parlamentar. Alguns parlamentares são figuras polêmicas que respondem a processos ou inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre eles estão Renan Calheiros (PMDB-AL), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Gim Argello (PTB-DF).

O senador Lobão Filho (PMDB-MA), outro titular indicado para compor o Conselho de Ética, saiu em defesa do líder de seu partido:

– Renan, no meu entendimento, tem capacidade técnica e moral para assumir qualquer cargo no Senado. Sofrer um julgamento em qualquer instância e ser inocentado, lhe permite qualquer coisa. E ele não só foi absolvido duas vezes pelo plenário, como também pelo povo do seu estado, que o reelegeu no ano passado.

Lobão acrescentou que recebeu a missão de compor o Conselho de Ética a contragosto.

– É uma missão extremamente desagradável. Julgar seu par não é fácil nunca. Sempre tem um componente emocional.

O Conselho de Ética deverá ser instalado nesta quarta-feira, às 11h. O senador João deverá ser eleito presidente do Conselho pela terceira vez. Em todas as ocasiões que ocupou o cargo ajudou a salvar companheiros de partido. Em 2001, por exemplo, apresentou um voto em separado contra a cassação do ex-senador Jáder Barbalho (PMDB-PA), que acabou renunciando ao mandato temendo perder os direitos políticos.

– O líder me comunicou hoje que eu seria presidente do Conselho. Será a terceira vez. Para assumir essa missão é preciso ter muito equilíbrio. Quando estamos cortando na própria carne, não dá para fazer nada de maneira açodada. Afinal, recebemos denúncias de todos os lados – observou João Alberto, que adiantou que não pretende tomar nenhuma iniciativa contra Requião – Ao contrário da Corregedoria do Senado, o Conselho precisa ser provocado para agir.

Já o senador Vital do Rego (PMDB-PB) será o novo Corregedor do Senado. O cargo estava vago desde a morte do senador Romeu Tuma, no ano passado. Assim sendo, caberá a ele responder a representação protocolada pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal contra Requião.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/04/26/senado-elege-renan-calheiros-para-conselho-de-etica-do-senado-924328717.asp?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter#ixzz1KfyEVJNi
© 1996 – 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *