Reuters – ONU encontra 115 corpos na Costa do Marfim.

Home » News » Internacional » Reuters – ONU encontra 115 corpos na Costa do Marfim.

By nesqueci on 8 de abril de 2011. No Comments

DACAR/GENEBRA (Reuters) – Funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) na Costa do Marfim encontraram mais de 100 corpos nas últimas 24 horas, alguns queimados vivos e outros jogados em um poço, disseram autoridades da ONU nesta sexta-feira, em mais uma demonstração da violência étnica existente no país.

A descoberta ocorreu uma semana depois que o Comitê Internacional da Cruz Vermelha informou que ao menos 800 corpos foram encontrados na cidade de Duekoue, após uma onda de violência entre comunidades.

Segundo o porta-voz para os direitos humanos da ONU, Rupert Colville, os funcionários da entidade encontraram na quinta-feira mais 15 corpos em Duekoue, onde ocorreram as queimadas, outros 60 corpos em Guiglo, e 40 em Blolequin.

De acordo com ele, é difícil dizer quem foi o responsável, pois as tensões étnicas já existem há muito tempo na região e aumentaram em consequência dos combates entre forças leais a Alassane Ouattara, que reivindica a Presidência do país com apoio internacional, e seu rival e atual incumbente, Laurent Gbagbo.

Colville disse, no entanto, que as vítimas em Duekoue pareciam pertencer ao grupo étnico Guere, que apoia Gbagbo, e que os assassinatos ocorreram quando forças leais a Ouatarra assumiram o controle da cidade ao avançar para o sul.

“Algumas vítimas parecem ter sido queimadas vivas, e alguns corpos foram atirados em um poço”, disse ele em coletiva de imprensa em Genebra, acrescentando que os assassinatos pareciam ter sido uma retaliação às mortes de mais de 100 pessoas em meados de março por forças leais a Gbagbo, na mesma cidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *