(Reuters) Cristina Kirchner é mais uma líder diagnosticada com câncer

Home » News » Internacional » (Reuters) Cristina Kirchner é mais uma líder diagnosticada com câncer

By nesqueci on 28 de dezembro de 2011. No Comments

(Reuters) – A presidente argentina, Cristina Kirchner, tem câncer na tireoide e será submetida a uma cirurgia no próximo mês, disse um porta-voz do governo, acrescentando que as células cancerígenas não haviam se espalhado.

Veja abaixo detalhes de alguns dos líderes mundiais que tiveram câncer enquanto ainda estavam no poder.

* CRISTINA KIRCHNER, DA ARGENTINA:

— Ela foi diagnosticada com um carcinoma papilar que não sofreu metástase. Uma operação foi marcada para 4 de janeiro e ela deve ficar de licença até 24 de janeiro.

* HUGO CHÁVEZ, DA VENEZUELA:

— Chávez fez sua primeira viagem ao exterior neste mês para o Uruguai, depois que o presidente socialista de 57 anos disse estar completamente curado após quatro sessões de quimioterapia. Os médicos não revelaram o tipo de câncer de Chávez, meses depois de uma cirurgia em Cuba para remover um tumor maligno em sua pélvis.

* FERNANDO LUGO, DO PARAGUAI:

— Lugo foi diagnosticado em agosto de 2010 com o linfoma de Hodgkins (não agressivo), um câncer que se origina no sistema linfático. O presidente se submeteu a quatro sessões de quimioterapia e os médicos disseram que o câncer estava em remissão em novembro de 2010.

* DAVID THOMPSON, DE BARBADOS:

— Thompson foi diagnosticado em setembro de 2010 com câncer pancreático, uma doença geralmente fatal. O primeiro-ministro foi tratado nos Estados Unidos, mas morreu em outubro de 2010 aos 48 anos.

* FRANÇOIS MITTERRAND, DA FRANÇA:

— Mitterrand foi diagnosticado com câncer pouco depois de ser eleito presidente em 1981. Ele não revelou a informação até depois de uma cirurgia em 1992. Em 1994, Mitterrand foi submetido a uma segunda cirurgia na próstata, seguida de quimioterapia. Ele disse que renunciaria se as dores ficassem insuportáveis.

Embora tenha sido obrigado a reduzir suas atividades a partir de setembro de 1992, e muito fragilizado em seus nove últimos meses no cargo, Mitterrand continuou de posse de suas faculdades mentais. Ele completou dois mandatos consecutivos e tornou-se o presidente há mais tempo no poder na França.

* GEORGES POMPIDOU, DA FRANÇA:

— Em abril de 1974, Pompidou morreu no cargo de uma forma rara de câncer chamada macroglobulinemia de Waldenstrom. Sua morte foi um choque para o público, que recebera a notícia de que o presidente estava gripado. Pompidou morreu em uma época em que falar da saúde do presidente era tabu.

* XÁ MOHAMMAD REZA PAHLAVI, DO IRÃ:

— Tumultos fizeram o xá deixar o Irã em janeiro de 1979. Gravemente doente, ele buscou refúgio no exterior e recebeu tratamento contra um câncer linfático nos Estados Unidos. O xá morreu no exílio no Egito em julho de 1980. O clérigo exilado, aiatolá Ruhollah Khomeini, voltou ao Irã em triunfo.

* VACLAV HAVEL DA REPÚBLICA TCHECA:

— Vaclav Havel, fumante inveterado, foi submetido a cirurgia em 1996 para remover parte de seu pulmão direito, tomado pelo câncer. Ele foi reeleito presidente dois anos depois e deixou o poder em 2003 no final de seu mandato. Havel morreu no início deste mês.

* RONALD REAGAN, DOS ESTADOS UNIDOS:

— Em 1985, Reagan foi submetido a uma cirurgia para retirada um pólipo cancerígeno de seu cólon. A cirurgia durou quase três horas e Reagan reassumiu a Presidência no mesmo dia. Em agosto de 1985, ele foi submetido a uma operação para remover células cancerígenas da pele de seu nariz. Em outubro, mais células cancerígenas foram detectadas em seu nariz e foram removidas. Reagan completou dois mandatos de quatro anos na presidência em 1989 e morreu em 2004.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *