Rebeldes líbios dizem que Khadafi foi morto

Home » Atualidades » Cotidiano » Rebeldes líbios dizem que Khadafi foi morto

By nesqueci on 20 de outubro de 2011. No Comments

Khadafi foi morto

Khadafi estava foragido desde agosto, quando rebeldes entraram na capital Trípoli e puseram fim ao seu regime de 42 anos – o mais longevo da África, e um dos mais longos do Oriente Médio.

Sua aparente morte ocorreu após semanas de combate acirrado em Sirte – um dos últimos bastiões de resistência na Líbia.

A Líbia é o terceiro país árabe, após Tunísia e Egito, a ter seu regime derrubado durante a onda de levantes conhecida como Primavera Árabe. O Tribunal Penal Internacional queria julgar o líder líbio deposto por acusações de crimes contra a humanidade.

 

Imagens

Há poucos detalhes da operação que teria resultado na morte de Khadafi. A Otan (aliança militar ocidental) afirmou que bombardeou dois veículos com forças leais ao líder deposto na manhã desta quinta-feira, perto de Sirte, mas não ficou claro se o bombardeio matou o coronel.

Chegaram a circular informações de que Khadafi teria sido capturado com vida. Logo em seguida, entretanto, a TV árabe Al-Jazeera exibiu imagens do que dizia ser o corpo de Khadafi. Além disso, segundo o ministro da Informação líbio, Mahmoud Shamman, soldados viram o corpo do coronel.

“Ele foi morto em um ataque de combatentes. Há imagens disso”, afirmou Shamman.

Um vídeo com imagens granuladas, que circulava entre combatentes do CNT, mostrava o que seria o cadáver de Khadafi. No vídeo, vários combatentes aparecem comemorando, com gritos de júbilo, ao redor de um corpo vestido com uma roupa cáqui – semelhante a vestes usadas pelo ex-líder líbio. O cadáver tem o rosto manchado de sangue, e uma aparente ferida de bala do lado da cabeça.

Outro vídeo, exibido pela Al-Jazeera, mostra um corpo que segundo a emissora seria de Khadafi, sendo arrastado por ruas.

Um combatente do CNT disse à BBC que encontrou Khadafi “escondido em um buraco em Sirte”, e que ele teria implorado para não ser morto a tiros. O combatente mostrou aos jornalistas da BBC uma pistola dourada, que segundo ele teria sido tomada de Khadafi.

Canais de TV árabes mostraram imagens de tropas cercando duas grandes tubulações, onde, segundo repórteres, Khadafi teria sido encontrado.

Reação

Reagindo aos relatos da morte de seu antigo aliado, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, disse que a campanha militar na Líbia teria acabado.

“Sic transit gloria mundi (assim passa a glória do mundo)”, disse ele em latim, antes de completar que “agora a guerra acabou”.

O governo americano disse estar monitorando os relatos.

 

Fonte: BBC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *