Panfletagem educativa e palestras marcam Dia Mundial sem Tabaco em Curitiba

Home » Atualidades » Saúde » Panfletagem educativa e palestras marcam Dia Mundial sem Tabaco em Curitiba

By nesqueci on 31 de maio de 2011. 1 Comment

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – Desde que a lei antifumo entrou em vigor em Curitiba, em 2009, proibindo o uso do cigarro em ambientes fechados e de uso coletivo, 19,6 mil estabelecimentos foram vistoriados. Desses, 136 (0,7%) foram multados. Os dados foram divulgados hoje (31) – Dia Mundial sem Tabaco – pela Secretaria Municipal de Saúde.

O percentual de fumantes a partir da idade de18 anos caiu de 19,3% em 2009 para 17% no ano passado. A queda foi observada entre homens (de 23% para 18,9%) e mulheres (de 16,1% para 15,4%), fazendo a capital paranaense sair da segunda posição de maior prevalência de fumantes para o quinto lugar.

Segundo o  coordenador do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, João Alberto Lopes Rodrigues, durante todo o dia haverá panfletagem educativa nas ruas da Cidadania e nos terminais de ônibus da cidade. “Nas unidades de saúde ocorrem ações nas salas de espera – palestras, exibição de vídeos e aferição da quantidade de monóxido de carbono nos pulmões. Também temos programada uma caminhada de sensibilização sobre os malefícios do hábito de fumar e as estratégias ao alcance de quem quer largar o vício”, disse Rodrigues.

Uma das estratégias que têm dado bons resultados, de acordo com o coordenador, é o trabalho dos grupos de apoio no tratamento dos dependentes do cigarro, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba. Ele explicou que os grupos são uma das respostas da cidade à Convenção Quadro –  compromisso internacional firmado pelo Brasil há oito anos e que é tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para o Dia Mundial sem Tabaco 2011.

Na capital paranaense, quem quer deixar a dependência do cigarro,  pode participar  de um dos grupos de apoio. Os endereços dos locais onde eles funcionam estão no site da prefeitura  (www.curitiba.pr.gov.br).


One Response to Panfletagem educativa e palestras marcam Dia Mundial sem Tabaco em Curitiba

  1. ROBERTO FAÇANHA   1 de junho de 2011 at 21:20

    O cigarro é um mal que deve ser combatido em todos os cantos do mundo.
    Mas enquanto não nos livramos desse terrível vício, temos que conviver com milhões de bitucas descartadas diariamente.
    Pensando nisso a ECOCITY Soluções Ambientais, crio o PROGRAMA BITUCA ZERO de coleta e reciclagem do resíduo.
    O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
    Conheçam mais:
    http://www.ecocitybrasil.blogspot.com

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *