Aviso

Esta seção contém material impróprio para menores de 18 anos.

Você tem certeza que deseja prosseguir sua navegação em conteúdo probido para menores?

Voltar

Os 10 melhores discos sertanejos de 2011

09:14 Arquivado em: Música | Author Name

Abaixo, os 10 melhores discos sertanejos de 2011 na opinião única e exclusiva dos leitores do blog “Universo Sertanejo”.

 

Lembrando que lançamentos do finalzinho do ano, como Michel Teló e Fernando e Sorocaba, não entraram na disputa.



Abaixo do nome de cada CD, há o nome dos produtores.

10° Leonardo – Nada Mudou (Luiz Carlos Maluly)

Entra ano, sai ano, e ele sempre aparece por aqui. Leonardo continua com seu trabalho de sempre sem se preocupar demais com a opinião alheia. Seu novo CD, como é comum acontecer, traz diversas regravações. A diferença do Leonardo é que ele consegue melhorar as músicas quando as regrava, o que não é nada comum. E a sensação de que ele faz tudo despretensiosamente é errada: “Beber, beber” é a aposta dele pra ser a “Zuar e Beber” de 2012.

___

João Bosco e Vinícius – João Bosco e Vinícius (Dudu Borges)

Criticado pelos mais distintos motivos, o CD levou o Grammy Latino de “Melhor Álbum Sertanejo”. E não há motivo para querer menosprezar o prêmio quando uma dupla nova ganha, e exaltá-lo quando um Zezé di Camargo e Luciano vence. Em comparação com os outros discos da dupla, não houve tantas canções que tocaram espontaneamente, mas foi desse CD que saíram “Abelha” e “Chuva”, que fechou 2010 entre as 10 mais tocadas do ano (a música foi lançada antes do disco).

___

8º  Marcos e Belutti – Sem Me Controlar (Ao Vivo) (Dudu Borges)

Foi o primeiro DVD com a cara da dupla, de fato. Com a grande parte das canções sendo de autoria própria, Marcos e Belutti fizeram o projeto após terem caminhado muito por conta da música “Sem Me Controlar”. Depois de terem lançado “Dupla Solidão”, fora dos padrões das atuais músicas de trabalho, eles colocaram “Nova Namorada” nas rádios, e agora trabalham “Desce do Salto”, parceria com Michel Teló.

___

7. Victor e Leo – Amor de Alma (Victor e Leo)

Não sei exatamente o porquê, só sei que Victor e Leo sempre dá discussão. No novo CD, a dupla voltou a se produzir e a regravar canções sertanejas clássicas, como “Passe Livre” e “O Doutor e a Empregada”. Como já comentei aqui, trata-se de um CD mais empolgado, animado, com mais “vontade”. Segundo o próprio Victor, representa o momento atual deles, após conseguirem, enfim, tirar férias. Tem uma das músicas mais bonitas do ano: “Sonhos e Ilusões em mim”, ao lado de Paula Fernandes.

___

6.  Luan Santana – Ao Vivo no Rio (Luan Santana/Sorocaba)

Depois de virar artista número 1 do Brasil e ouvir as piores previsões possíveis sobre seu futuro, Luan emplacou, logo no começo do ano, duas músicas entre as mais tocadas do país: “Um Beijo” e “Amar Não é Pecado”. A queda tão anunciada não aconteceu, e Luan segue como um dos produtos musicais mais valiosos do país. Quanto ao CD, faço uma ressalva pela segunda vez aqui no blog: a participação de Zezé di Camargo e Luciano poderia ter sido feita com a música “Muda de Vida”, em parceria já testada no programa da Hebe.

___

5. Gusttavo Lima – Gusttavo Lima e Você (Ao Vivo) (Ivan Miyazato/Pinocchio)

A tão bem sucedida “Balada Boa” cresceu de uma forma tão rápida, que o lançamento do CD/DVD acabou passando batido pra muita gente. Em 2012, ao que tudo indica, o trabalho vai ficar mais conhecido e outras canções vão começar a mostrar como o projeto é forte, num caminho parecido com o primeiro DVD do Gusttavo. “Fora do Comum”, que me parece sucesso certo, e “Tsunami” já andam sozinhas, sem nenhum trabalho por trás.

___

4. Eduardo Costa – De Pele, Alma e Coração (Ao Vivo) (Eduardo Costa/Daniel Silveira/Sergio Bittencourt)

O popular continua tendo vez, e o bom é que por aqui no blog passam todos os tipos de fãs. Eduardo continua sendo o “povo”, e seu estilão apaixonado segue sendo a única ligação que muita gente tem ainda com a linha mais romântica da música sertaneja. De todos os citados aqui na eleição, é o que mais tem músicas de trabalho em potencial. Apesar de não fazer alarde, Eduardo fechou o primeiro semestre com a segunda música mais tocada no país, “Quem é?”, segundo pesquisa divulgada pela “Veja”.

___

3. Bruno e Marrone – Juras de Amor (Dudu Borges)

Foi um ano de emoções fortes e muito distintas para a dupla. Do momento difícil passado por conta do acidente de Marrone até a repercussão inesperada, por eles, do CD “Juras de Amor”. O bom do fã de música sertaneja é que ele não deixa de acompanhar uma dupla grande quando não gosta de um trabalho. Ele segue ouvindo os trabalhos antigos, esperando que um belo dia o artista volte a fazer o que sabem de melhor. Foi o que aconteceu com Bruno e Marrone. É bobeira comparar com os CD’s que consagraram a dupla, mas não há absurdo nenhum em dizer que é o melhor CD de estúdio deles, disparado, depois de “Meu Presente é Você”, de 2005.

___

2. Paula Fernandes – Ao Vivo (Luiz Carlos Maluly)

Tenho orgulho dos leitores do blog. Em 2009, colocaram um CD da Paula entre os 11 mais votados, quando ela simplesmente não existia nacionalmente. Dois anos depois, com ela consagrada, a segunda posição é mais do que justa, não foi primeira por detalhe. Há uma considerável má vontade de parte da imprensa com ela, e pior ainda, de pessoas do meio sertanejo com a moça. O fato é que ela é importante não só para o mercado, mas principalmente para a música sertaneja. É o grande nome da música brasileira em 2011.

___

1. João Carreiro e Capataz – Lado A Lado B (João Carreiro/Zé Renato Mioto)

No ano passado, o CD “Aí Já Era”, do Jorge e Mateus, foi eleito o melhor tanto pelos leitores como por mim. Esse ano, novamente, a história se repete. O interessante desse espaço aqui é que ele não é feito só para vidrados em música sertaneja, então muita gente vai passar a dar mais atenção pro CD após ver que tanto os leitores quanto o blogueiro estão falando bem de um disco que sequer teve um lançamento “oficial” ainda. O projeto vai andar mesmo é no ano que vem, já que tem uma boa lista de canções que podem servir como música de trabalho. Abaixo, escrevo mais sobre o CD.

_________

Fonte: Universo Sertanejo

Link encurtado:

facebook comments:

Deixe uma resposta

Google Plus site stats
Aviso

Esta seção contém material impróprio para menores de 18 anos.

Você tem certeza que deseja prosseguir sua navegação em conteúdo probido para menores?

Voltar