O que são clubes de compra coletiva?

Home » Atualidades » Cotidiano » O que são clubes de compra coletiva?

By nesqueci on 27 de setembro de 2011. No Comments


Todo mundo já esta saturado de ler e ouvir novidades de compra coletiva e suas super ofertas.
Mas o que nãos e fala é o que são de onde vêm os produtos e qual o grau de confiabilidade do serviço. O intuito do post não é fazer propaganda de ninguém, o objetivo é somente fazer um mini guia para quem quer se aventurar nesses grupos de compra coletiva que parecem tão promissores.

Clubes de compra coletiva: São grupos de pessoas que se unem para compra em massa geralmente esses grupos são organizados por empresas. Eles se dividem em grupo de compras coletiva de produtos e de serviços.
COMPRAS DE PRODUTO

Esses grupos são fáceis de entender e de longe são mais seguros que os de serviços e logo você entendera o porquê.

Aqui a proposta é simples, uma empresa compra um lote de peças e revende a um valor bem mais em conta (seja por estar saindo da estação ou pelo grande volume da compra). Nessas empresas você acha desde roupas e acessórios do dia a dia a até os de alta grife como Calvin Klein, Vitor Hugo e etc.

Prós: Você acha peças e preços muito bons e eles vendem praticamente de tudo e ao contrario de ponta de estoque aqui os produtos tem qualidade e na maioria das vezes as empresas têm um sistema de troca de produtos defeituosos.

Contras: Do pedido a entrega geralmente se passam 20 dias ou mais, a troca pode demorar e em empresas muito grandes são milhares de pessoas comprando ao mesmo tempo, o que leva a uma serie de problemas.

Exemplo: Aquela blusa linda que você queria comprar só tem uma unidade e você clica pra comprar imediatamente, o problema que mais 50 pessoas clicaram ao mesmo tempo e só uma vai levar. Até ele te avisarem que não foi você leva um tempinho.

Empresas lideres: Privalia, BrandsClub, Super Exclusivo, Coquelux. (Pelo que ouvi falar são empresas ligadas). Algumas delas precisam de convite para entrar, vocês devem conhecer alguem senão me mandem um e-mail que peço para alguém da redação envia para vocês.

Experiências pessoais: Fazendo uma pesquisa rápida entre os colaboradores vi que algumas pessoas tiveram experiências positivas com a Privalia e Coquelux e recomendam ambas.
COMPRAS DE SERVIÇO

Essa modalidade é mais problemática, não por conta da empresa mas porque o “produto” não é repassado diretamente por ela.

Aqui você encontra todo o tipo de serviço, de lavar roupas a massagem de 5 min.

O segredo aqui é aproveitar as promoções para experimentar aquelas cosias que você tinha um pouco de receio como aquele restaurante novo que parece caro ou alugar um carro para saber se vai gostar do modelo.

Mas como havia citado aqui o grupo só vende o produto, mas a entrega depende de quem anunciou ele lá. Então uma magnífico jantar para 5 pessoas que mostra na foto pode acabar não dando nem para 2 pessoas.

Prós: Você pode acaba economizando 50% naquela viagem tão esperada para Bahia.

Contras: Sua refeição pode nem sempre corresponder a foto ou a empresa anunciante do serviço pode não ser tão pontual.

Empresas lideres: Groupon, Groupalia, Peixe Urbano, ClikOn

Indicações: Aqui não temos como indicar nem uma. Mas se fosse arriscar seria no Peixe Urbano ou no Groupon.

Considerações finais:

Os clubes de compra coletiva estão longe de ser uma coisa indispensável na sua vida ou aquele quebra galho urgente.

Se esta com pressa não utilize esse serviço e nem deixe sua “Lua de Mel” dependendo disso.

Sei que muita gente vai falar “nada a ver é difícil acontecer problemas” mas só digo uma coisa. Pode acontecer e se for à sua “Lua de Mel” você vai lembrar da raiva sua vida inteira.

Usem os clubes de compra coletiva, mas como moderação.

Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *